Paladar

Receitas

Receitas

Alex Silva|Estadão
Alex Silva|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tipo carbonara – de verduras

Esta não é mais uma tentativa de fraudar o carbonara, mas uma brincadeira que resultou em um prato delicioso, diferente e fácil de fazer

por Patrícia Ferraz

Antes de mais nada, um aviso: esta não é mais uma tentativa de fraudar o carbonara, o molho italiano mais falsificado no mundo. O dono da receita, Allan Bay, bem que tentou – em seu livro L’Interpretazione dei sughi, sem o menor constrangimento, ele chamou esse molho de carbonara de verduras. Interpretei como uma brincadeira porque o molho leva gemas cruas, e aproveitei parafazer minha própria interpretação do molho dele: incluí bacon (eu sei, carbonara de verdade não leva bacon e sim guanciale ou pancetta, mas eu tinha bacon na geladeira...), também acrescentei vinho branco. Ficou delicioso, diferente e fácil de fazer! 

Preparo

1Refogue a cebola em uma frigideira com azeite até amolecer.
2Adicione a cenoura, a abobrinha, o salsão e o brócolis. 
3Junte o bacon e refogue por 2 ou 3 minutos.
4Adicione o vinho branco, mexa e deixe evaporar.
5Tempere com sal e pimenta e tire do fogo. Espere esfriar um pouco e passe o molho pelo processador adicionando 1/2 xícara de água. Reserve. 
6Bata ligeiramente as gemas numa vasilha grande e tempere com sal e pimenta. Reserve.
7Cozinhe a massa em quatro litros de água fervente com duas colheres (sopa) de sal. 
8Aqueça o molho na frigideira.
9Escorra a massa quando estiver cozida, ponha na tigela com as gemas, mexendo para misturar bem. Acrescente o molho de legumes quente, mexa e sirva.

 

Ficou com água na boca?