Paladar

Receitas

Receitas

Renata Mesquita|Estadão
Renata Mesquita|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Tiramisù de damascos errados

Uma receita deliciosa feita com damascos dismilinguidos, creme chantilly e queijo mascarpone, umas gotas de baunilha, mel com tomilho, tudo num potinho

por Patrícia Ferraz

Vou começar esta receita com uma confissão: ela nasceu de um erro. Encontrei uns damascos frescos lindos e resolvi assá-los, como faço com ameixas e pêssegos para servir com fromage blanc e mel (já dei a receita aqui). Sabe lei de Murphy, quando você quer caprichar e sai tudo errado? Pois em alguns minutos de forno os damascos desmancharam e lá se foi minha sobremesa. Queria caprichar porque a ocasião era especial, iríamos abrir os embutidos que fiz em casa e estavam prontos depois de três meses de cura.

Convidei os envolvidos, o chef Sauro Scarabotta, meu professor nessa matéria e que supervisionou o processo todo; o meu amigo Fernando Waisberg, que transformou uma geladeira velha em adega de cura de embutidos, e a equipe do Paladar, com o repórter Matheus Prado, escalado para registrar tudo. A ideia era finalizar a série de vídeos que fiz sobre o preparo de embutidos artesanais em casa (está no meu blog). Como não tinha certeza de que a coppa, o lombo e a pancetta dariam certo e a gravação estava marcada para a hora do jantar, deixei tudo pronto para fazer rigatoni alla boscaiola, assim ninguém iria passar fome. Só que a sobremesa deu errado – os convidados estavam quase chegando, então improvisei um tiramisù com os damascos dismilinguidos, creme chantilly e queijo mascarpone, umas gotas de baunilha, mel com tomilho e coloquei num potinho. Ficou bom e a Renata Mesquita, repórter do Paladar fez a foto. Veja a receita a seguir. Ah, os embutidos? Para minha surpresa e surpresa geral dos convidados, ficaram ótimos, de verdade.

Preparo

1Lave e seque os damascos, corte-os ao meio e ponha numa assadeira com um pouco de azeite. Polvilhe com o açúcar demerara por cima e asse em forno médio por dez a 15 minutos.
2Bata o creme de leite em ponto de chantilly, adicione o açúcar, misture, junte o mascarpone, a baunilha e bata levemente para misturar. 
3Ponha uma colher de azeite numa frigideira e adicione o mel e as folhas de tomilho. Aqueça.
4Despeje o licor num prato fundo e molhe as bolachas. Ponha no fundo de cada potinho de servir uma bolacha esmigalhada grosseiramente. Cubra com uma colher de creme, um damasco, um pouco de mel, repita as camadas. 
5Mantenha os potinhos na geladeira até a hora

 

Ficou com água na boca?