Paladar

Receitas

Receitas

Gabriela Biló|Estadão
Gabriela Biló|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Torta de chocolate sem farinha

Levíssima esta torta de origem italiana é muito simples de fazer

por Patricia Ferraz

Provei essa torta de chocolate numa feira de produtores em Milão, em outubro do ano passado – entre embutidos, queijos, cafés e licores artesanais havia um estande com essa especialidade de Ferrara, na Emilia-Romagna. Ela tem um nome e um apelido. Chama-se torta rainha de Montenegro, em homenagem a Elena del Montenegro, mulher do rei Vittorio Emanuele III. Mas é mais conhecida pelo apelido de la tenerina, que quer dizer a maciazinha. É levíssima, feita sem farinha. Leva só chocolate derretido, manteiga, ovos e amido. O preparo não tem segredo, só não pode assar muito para não endurecer. 

Preparo

1Ponha na batedeira a manteiga e 60g de açúcar e bata (com a raquete) até formar uma pasta cremosa e macia. Adicione as gemas, uma a uma, batendo. Junte a maizena, misture para incorporar.
2Transfira o creme para uma vasilha grande. 
3Derreta o chocolate e misture ao creme, mexendo bem.
4Lave o bowl da batedeira, troque a pá pelo globo e bata as claras em neve até atingir picos firmes. Adicione 10g do açúcar e termine de bater.
5Delicadamente, sem bater, misture as claras em neve ao creme de chocolate até obter uma mistura de cor e textura homogêneas. 
6Unte uma forma de bordas baixas e fundo removível – de 21 cm para quiche – e, por fora, forre com papel alumínio.
7Preaqueça o forno a 180ºC por aproximadamente 10 minutos antes de assar a torta.
8Asse a torta por aproximadamente 20 minutos: vá checando a textura a partir dos 18 minutos e não deixe passar dos 20.
9Espere esfriar, desenforme e polvilhe o açúcar de confeiteiro com a ajuda de uma peneira. Salpique as lascas de amêndoa.

 

Ficou com água na boca?