Paladar

Receitas

Receita

Roberto Seba|Estadão
Roberto Seba|Estadão

Vai cozinhar para muita gente? Confira receitas e dicas 

Saiba o que cozinhar quando você precisa alimentar um batalhão e não quer ficar preso no fogão

09 fevereiro 2018 | 13:51 por Carla Peralva

Reunião de família, festa de amigos, viagem em grupo no feriadão. Independente da ocasião, quem fica encarregado de cozinhar para um grande grupo também merece se divertir e não ficar escravo das panelas. Para isso - e para, antes de tudo, ter uma refeição incrível - aqui está uma seleção de receitas do Paladar, pensadas para um encontro informal em torno da mesa. 

A ideia é apostar em um prato único que funcione como uma refeição completa - ou peça apenas acompanhamentos simples, como arroz ou uma farofa. Assim, a mesa fica farta e todo mundo aproveita a festa, inclusive o cozinheiro. 

Na hora de escolher o prato, lembre de considerar o tamanho das panelas e louças disponíveis. Dê preferência para preparos que podem ser feitos com antecedência e não exijam muitos passos. E nada de servir as porções empratadas; a ordem da vez é mesa posta, pratos em mãos, taça cheia, todos felizes.  

1. Carne de panela  

Esse prato da chef Janaína Rueda é feito com músculo, uma boa opção para quem está procurando um prato barato para alimentar um batalhão. Os legumes podem ser trocados pelos que estiverem em safra ou à mão. A receita foi feita com um quilo de carne, que serve em média cinco pessoas. Basta ajustar as quantidades de acordo com o tamanho do seu grupo. E, no dia seguinte, a carne desfiada rende ótimos sanduíches. Veja como fazer em casa.  

Ficou com água na boca?

Carne de Panela do Bar da Dona Onça

Carne de Panela do Bar da Dona Onça Foto: Divulgação

 

2. Moqueca de peixe

Uma receita fácil, feita em uma panela só e que não exige atenção constante do cozinheiro. É perfeita para grandes grupos e almoços em tardes ensolaradas. Servida com arroz e uma farofinha, serve de 12 a 15 pessoas com tranquilidade. Confira a receita completa

Receita de moqueca de peixe ensinado por Maurício Lopes

Receita de moqueca de peixe ensinado por Maurício Lopes Foto: Roberto Seba|Estadão

 

3. Pernil assado

Carne de porco é barata e fácil de fazer. Essa receita tem apenas dois passos: marinar e assar. Precisa ser pensada com antecedência, para dar tempo da carne pegar sabor e cozinhar lentamente. Mas, uma vez no forno, libera o cozinheiro para fazer os acompanhamentos. Confira a receita.  

Receita de pernil

Receita de pernil Foto: Felipe Rau|Estadão

 

4. Frango assado com limão-siciliano, pimenta e ervas

Existem alguns segredos para fazer um bom frango assado em casa, sem deixar a carne ressecada ou insossa. Aprendendo os truques, tudo fica mais fácil e a receita se torna uma mão na roda. Vai bem com salada verde, espaguete na manteiga, batatas assadas, arroz e farofa. Para calcular a quantidade, considere que um frango assado serve no máximo cinco pessoas. Aprenda a fazer em casa

Frango assado feito pelo chef Carlos Siffert

Frango assado feito pelo chef Carlos Siffert Foto: Guilherme Gomes|Estadão

 

5. Estrogonofe 

Um queridinho, prato para agradar multidões. Se não tiver conhaque para flambar a carne, experimente usar cachaça, funciona perfeitamente. Veja como fazer.  

Estrogonofe, receita de Rejane Rodas, mãe da chef Janaina Rueda do Bar da Dona Onc

Estrogonofe, receita de Rejane Rodas, mãe da chef Janaina Rueda do Bar da Dona Onc Foto: Daniel Teixeira|Estadão

 

6. Arroz de bacalhau

“Arroz de coisa” é uma ótima ideia para grandes refeições. É um prato saboroso, que não exige acompanhamentos e rende bastante. Esse de bacalhau ganha várias camadas de sabor com a adição de bacon, linguiça toscana e brócolis. Outras opções são arroz de pernil com frutas, de galinha d’angola, de camarão e de polvo.   

Arroz de bacalhau.

Arroz de bacalhau. Foto: Daniel Teixeira/Estadão

 

7. Penne alla vodca

Quer servir uma massa? A dica é escolher uma que tenha molho fácil e certeiro, e que não precise ser servida imediatamente. O penne alla vodca é instigante, levemente apimentado e muito rápido de ser feito. Confira a receita completa.  

Penne alla vodca preparado pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz

Penne alla vodca preparado pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz Foto: Pedro Moscalcoff e Pedro Knoll|Estadão

 

8. Ragu de legumes

Uma boa dica para os vegetarianos. Esse ragu de legumes é feito com abóbora, aspargos, ervilha, cebola roxa, salsão e alho-poró. Pode ser servido com massa, risoto ou polenta. Veja como fazer

Receita de ragu de legumes

Receita de ragu de legumes Foto: Raphael Criscuolo|Estadão