Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Açougue DeBetti foca no dry-aged, mas tem um pouco de tudo

Espaço criado por Rogerio Betti, que deve abrir nos próximos dias na Cidade Jardim, vai vender também carnes frescas, embutidos e receitas para levar para casa, como frango assado

20 julho 2016 | 17:23 por Ana Paula Boni

Uma grande câmara de vidro que vai do chão ao teto com capacidade para 170 peças de 15kg de carne maturando a seco é a grande estrela do novo açougue DeBetti. Quase quatro meses depois de lançar sua loja on-line, Rogerio Betti inaugura um ponto na Cidade Jardim nos próximos dias. O foco será a carne dry-aged, maturada sem vácuo por pelo menos 30 dias, quando ela perde líquido e ganha intensidade de sabor e textura mais macia. 

Há espaço também para carnes frescas já embaladas ou a serem porcionadas na hora, uma charcutaria com embutidos de produtores artesanais, como Pirineus e Pardinho, e uma rotisseria com receitas para levar para casa – vai ter frango de TV de cachorro, acompanhamentos para churrasco e preparos de amigos e parceiros, como a porchetta de Roberto Ravioli e o brisket do restaurante BOS BBQ.

Entre as carnes, a ideia de Rogerio é oferecer variedade não só de cortes mas também de raças. Há Angus, Wagyu, Hereford, Nelore e até vaca Jersey de 10 anos - todas negociadas direto com os criadores. 

Peça de contrafilé maturada 30 dias a seco no açougue DeBetti

Peça de contrafilé maturada 30 dias a seco no açougue DeBetti Foto: Codo Meletti|Estadão

Ficou com água na boca?

Ali, não procure por acém ou patinho - o foco são cortes que dão bons grelhados, como ribeye steak, um corte dianteiro do lombo com osso (R$ 69 o quilo da carne fresca, R$ 129 o quilo do dry-aged). Além da carne e da maturação a seco, o churrasco é outra paixão do açougueiro, que criou com amigos o evento Churrascada em agosto do ano passado - depois de ter edição no Rio e até na Irlanda, a próxima em São Paulo, em 3/9, já está com os mil ingressos esgotados.

Filho, neto e bisneto de açougueiros, Rogerio trabalhava em um dos 38 açougues Flórida da família quando era adolescente até que o pai e os tios faliram. Daí, fez vestibular para administração, entrou para o mercado financeiro e só voltou a pensar profissionalmente sobre carne recentemente. “Eu tinha muito trauma, meu pai morreu logo depois do fim dos açougues. Eu ia tocar o negócio na hora em que ele quebrou.”

Três anos atrás leu sobre dry-aged e, curioso, começou a maturar carnes em casa, numa geladeira adaptada na sala. Chamou a atenção de amigos ao servi-las em seus churrascos. Em 2014, foi para os Estados Unidos pesquisar o dry-aged e, no ano passado, vieram numa tacada só a Churrascada, cursos de churrasco que começou a dar e a ideia da loja on-line e da física. Agora, quer fazer também eventos na rua em frente à loja - o próximo terá carne preparadas em fogos de chão e serviço de vinho.

Rogerio Betti no espaço do açougue onde será a charcutaria, com embutidos artesanais

Rogerio Betti no espaço do açougue onde será a charcutaria, com embutidos artesanais Foto: Codo Meletti|Estadão

SERVIÇO

DeBetti

R. Curumins, 11, Cidade Jardim

Tel.: 3032-8875

Horário de funcionamento: 10h/20h (qui. e sex., 8h/20h; sáb., 8h/17h; dom., 8h/15h; fecha seg.)

Ficou com água na boca?