Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Brewdog e Paulaner planejam pubs no Brasil

O crescimento do mercado cervejeiro no Brasil, o momento econômico do País e a proximidade de eventos como a Copa do Mundo e a Olimpíada têm atraído o interesse de produtores estrangeiros pelos bebedores brasileiros. Não à toa, as cervejarias Brewdog, da Escócia, e Paulaner, da Alemanha, trabalham projetos distintos de olho no bebedor nacional.

17 janeiro 2013 | 12:01 por robertofonseca

O bar da Brewdog tem previsão de abertura ainda este ano – numa estimativa otimista, antes de julho. A negociação com a cervejaria escocesa, iniciada em 2012,ainda depende da assinatura de contratos com os futuros sócios brasileiros. O local também não foi definido, mas há preferência dos envolvidos pelo bairro de Pinheiros – embora o Baixo Augusta também seja cogitado. Seguindo a linha dos bares da Brewdog, o lugar deverá ter mais de uma dúzia de chopes, divididos entre criações da cervejaria escocesa e de parceiros. Mas também haverá espaço na carta para garrafas, em especial de receitas sazonais e limitadas. O projeto de instalação da marca no Brasil inclui a abertura, a médio prazo, de outros bares da Brewdog em território nacional.

Neste ano. Sócios da BrewDog querem pub em São Paulo. FOTO: Divulgação

Alemã. Nas últimas semanas, consultores ligados à Paulaner, uma das maiores cervejarias da região de Munique, também passaram a sondar investidores brasileiros sobre a possibilidade de instalar no Brasil um brewpub da marca com biergarten – jardim com grandes mesas para tomar cerveja – anexo. A meta, segundo documento obtido pela reportagem,é ter um espaço que abrigue até 600 pessoas e conte com jardim que também comporte público,e esteja em operação para a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016.

A produção local, que poderia atingir até 3 mil litros diários, contaria com as receitas de uma lager premium, uma weissbier e uma lager escura. O local ainda teria com culinária e decoração típicas da Bavária. Neste caso, porém, ainda não há acordo para instalação do empreendimento; as cidades na mira dos empresários são Rio de Janeiro, São Paulo ou o Estado de Santa Catarina, com forteimigração alemã. Já há projetos similares da Paulaner em países como Rússia, China e África do Sul.

Ficou com água na boca?

O único bar de franquia cervejeiro em atividade no Brasil, atualmente, é o Delirium Café, no Rio de Janeiro. Ligado aos importadores da marca Delirium Tremens, ele tem chopes e garrafas do produtor belga.

>> Veja todos os textos publicados na edição de 17/1/13 do ‘Paladar’

Ficou com água na boca?