Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Cem anos ‘vegetando’

Por Taisa Sganzerla

25 setembro 2013 | 23:13 por redacaopaladar

“Na época do meu bisavô, vegetarianos eram vistos como excêntricos, comedores de grama. As pessoas entravam pela porta dos fundos do restaurante, com vergonha de serem vistas da rua”, diz Rolf Hiltl. Também era uma época em que a carne, por ser cara, era símbolo de riqueza e status social.

Ele admite que, naqueles tempos, a comida do restaurante não era lá muito atraente: “Farinha integral era o máximo da sofisticação”.

A história do restaurante se confunde com as memórias da família Hiltl. Foi a avó de Rolf, Margrith Rubli, casada com o filho mais velho de Ambrosius, quem introduziu influências indianas no cardápio, após uma viagem à Índia em 1951. Passou então a atrair, além dos “excêntricos”, cidadãos de países orientais.

Ficou com água na boca?

FOTO: Divulgação

Aos poucos, a Hous Hiltl foi deixando de ser um lugar para pessoas doentes e idosas e adquirindo uma atmosfera de joie de vivre. “Uma das primeiras coisas que fiz quando assumi a chefia 20 anos atrás foi cancelar um prato: uma sopa de cereais, amarronzada e gosmenta. Era um prato saudável, mas muito feio”, conta Rolf.

Hoje o público do restaurante é bem mais diverso: jovens, velhos, padeiros, cozinheiros, hippies, yuppies e famílias com crianças compõem o público de 1.500 pessoas que frequentam o enorme espaço da Hous Hiltl todos os dias. “Durante todos estes anos, sempre procuramos nos modernizar e ser atraentes para a geração que estava por vir, mas sem perder a essência da alimentação leve e saudável idealizada por meu bisavô”.

SERVIÇO – Hous Hiltl

Sihlstrasse, 28, Zurique, Suíça

Tel.: +41 44 227 7000

hiltl.ch

Leia mais:

+ A alface dá o troco

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 26/9/2013

Ficou com água na boca?