Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Chef Laurent Suaudeau é homenageado em evento na Casa das Caldeiras

Por Guilherme Faria

31 outubro 2014 | 17:27 por redacaopaladar

Neste sábado, dia 1º, o projeto Soul Kitchen promove o evento Cook and Groove. Realizado na Casa das Caldeiras, o festival conta com 12 chefs que preparam pratos especiais, além de programação musical e intervenções artísticas. O chef francês Laurent Suaudeau será homenageado no evento.

“Convidamos chefs e pedimos que eles preparassem algum prato que fariam para seus amigos”, conta Alexandre Pernet, um dos organizadores do evento. Ele espera que 1.500 pessoas compareçam à festa, que foi realizada pela primeira vez em novembro de 2011 e atualmente acontece uma vez a cada semestre.

Entre os chefs convidados para o evento o estão Alberto Landgraf (do Epice) que prepara lombo de porco com canjiquinha e pickles de cebola roxa, e Benny Novak e Rodolfo de Santis (Tappo Trattoria), que fazem cavatelli com ragu de linguiça caseira e funghi.  Já o casal Jefferson (Attimo) e Janaina Rueda (Bar da Dona Onça) elabora cuscuz de galinha caipira com palmito fermentado.

Ficou com água na boca?

Laurent Suaudeau é o chef homenageado em evento que reúne música e gastronomia. FOTO: Felipe Rau/Estadão

Com início previsto para as 14 horas, o evento também traz atividades voltadas para o público de diversas idades. Em parceria com Suaudeau, a oficina A Toka ensina esculturas comestíveis para crianças, feitas com massa orgânica e tinta feita com clorofila e legumes. A programação, que se estende até 2h da manhã, também conta com shows das bandas Bixiga 70 e Houdini, apresentação de DJ’s e projeções de arte digital e vídeo mapping.

Homenagem. A edição deste semestre presta tributo ao chef radicado no Brasil em 1980. Proprietário do restaurante Laurent, Suaudeau é fundador da Associação Brasileira de Alta Gastronomia e ministra cursos de arte culinária há quatorze anos.

Laurent também participa do projeto Bom Prato, que capacita jovens cozinheiros para preparar refeições a preços populares. Dez por cento da renda obtida com a venda de ingressos para o Cook and Groove será revertida para a iniciativa. O francês serve frivoleté de salmão com creme gelado de abacate para os presentes do evento.

Confira os chefs e as receitas do evento:

Alberto Landgraf – Lombo de porco com canjiquinha e pickles de cebola roxa

Benny Novak e Rodolfo de Santis – Cavatelli com ragu de linguiça caseira e funghi

Carlos Bertolazzi – Coxinha de pato

Fabio Koyama – Fusão de peixes e frutos do mar, inventada na hora

Jefferson Rueda e Janaina Rueda – Cuscuz de galinha caipira com palmito fermentado

Laurent Suaudeau  – Frivoleté de salmão com creme gelado de abacate para os presentes do evento

Marcel Sassaki – Black cod no missô, purê de batata com wassabi e alho poró frito

Renato Carioni – Gnocchi com polpetone de vitelo

Soul Kitchen – Fatte de trigo com cordeiro

SERVIÇO – Cook and Groove

Onde: Casa das Caldeiras – Av. Francisco Matarazzo, 2000, Água Branca

Quando: Sábado, 1º de novembro, das 14h às 2h

Quanto: R$ 130, com consumo de comida liberado

Ingressos: pelo site foodpass e na portaria do evento

Ficou com água na boca?