Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Cozinha do fim do mundo

Por Rafael Tonon

05 setembro 2013 | 01:22 por redacaopaladar

A gastronomia chilena ainda não alcançou a representatividade de seu vizinho Peru – nem do Brasil. Mas graças ao trabalho de profissionais como o chef Rodolfo Guzmán, do Boragó, este cenário está começando a mudar. O restaurante foi ficou na 8ª posição do ranking dos Melhores da América Latina.

O chef Rodolfo Guzmán participou da edição de 2011 do Paladar – Cozinha do Brasil. FOTO: Marco Pomarico/Estadão

Guzmán propõe uma “cozinha do fim do mundo” (em alusão à localização de seu país), como ele mesmo define. Para isso, valoriza em suas receitas ingredientes únicos e exclusivos de seu país, como cogumelos de bosques insólitos da Patagônia, peixes das geladas águas do Pacífico e frutos encontrados a mais de 3 mil metros de altitude nos Andes, proporcionando aos comensais a experiência de uma gastronomia endêmica – não por acaso, a palavra que dá nome a um dos menus degustação da casa, composto de oito pratos.

Ficou com água na boca?

Aprendiz do basco Luis Andoni Aduriz, do Mugaritz, o chef mistura técnicas modernas da cozinha molecular (com experimentações sensoriais, como a pastilha gelada de menta que faz o comensal liberar fumaça pelo nariz) com cocções primitivas legadas pelos Mapuches, feitas sobre pedras aquecidas ou toras de madeira em brasa.

O restaurante, aberto em 2007, é um dos principais destinos gastronômicos na capital chilena. Os interessados em provar os ingredientes raros que a equipe do Boragó consegue com produtores artesanais ou fazendo expedições aos rincões mais afastados do país – como as salicornias patagônicas (planta com alto teor de sal) ou as ervas da colina Manquehue – devem reservar antecipadamente uma mesa para degustar o menu Naturalização Local.

Com seu ambiente sóbrio, o restaurante pretende mostrar que poderia estar localizado em qualquer lugar do país. FOTO: Divulgação

A sobremesa Espino Chileno y Quintrales, plantas típicas do Chile. FOTO: Divulgação

SERVIÇO – Boragó

Avenida Nueva Costanera, 3.467, Las Condes, Santiago, Chile

Tel.: (56) 2 953-8893

Site: borago.cl

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?