Publicidade

Publicidade

Restaurantes e Bares

De rua, dentro da loja

Cozinheiros eletrizados, panelas flamejantes e música eletrônica no talo. No StreetXo, aberto em Madri no fim do ano passado, a comida de rua de todo o mundo é relida e retrabalhada em ritmo frenético, mas com apuradas técnicas de alta gastronomia.

De rua, dentro da lojaFoto:

O negócio é ideia de David Muñoz, jovem e criativo chef espanhol, que alcançou duas estrelas Michelin com o DiverXo (pronuncia-se “diverso”). Com forte influência oriental, a cozinha de Muñoz fez-se conhecida pela agilidade, com pitadas de provocação à mesmice do circuito gastronômico ocidental-europeu.

Pois, agora, no StreetXo, ele emprestou a inventividade de seu restaurante para turbinar a comida de rua. É a rua (street), elevada à potência Xo (marca de Muñoz) – por isso, explica o chef com sotaque madrilenho, pronuncia-se “estrit-equissô”.

“Queremos que as pessoas vivam a experiência da rua: é para ver, sentir o cheiro, ouvir e comer. Tudo em dez minutos”, diz Rafa Ferreyra, subchef no DiverXo e que toca o StreetXo. O restaurante é um quiosque, com a cozinha no meio. Os seis cozinheiros anotam os pedidos, preparam na hora e servem os clientes que ficam em pé no balcão – não há cadeiras nem banquetas.

StreetXO. Alta gastronomia de rua from Paladar Estadão on Vimeo.

PUBLICIDADE

O cardápio, impresso num papel sulfite, tem não mais que dez pratos, que custam entre 7 e 18 euros. Come-se com a mão ou talheres de plástico. Saem das panelas coisas como uma suculenta pancetta ibérica na brasa com mexilhão à escabeche, shiitake, molho thai e molho tártaro enrolados numa folha de alface. Ou um espeto de pato à pequim – assado por três horas – com bonito defumado, ovas de peixe voador, iogurte e ervas chinesas.

Tudo sempre com muitos ingredientes, ardências e texturas. Acrescente-se a música e a coreografia aceleradas da cozinha à frente, e é como se você estivesse comendo em uma barraquinha de um cruzamento hipotético de Bangcoc com a Cidade do México. Só que se está no 9.º e último andar da loja de departamentos El Corte Inglés, em Callao, agitado centro turístico de Madri. A vista é boa, mas o turbilhão da rua fica lá embaixo – ou, pós-StreetXo, na boca.

Labareda.O chef Rafa Ferreyra, que comanda a cozinha do StreetXo, em Madri. FOTOS: Julia Rettmann/Estadão

Com a mão. Panceta ibérica, com mexilhão e molho thai servidos na alface, à moda asiática.

SERVIÇO – StreetXo Fica no 9º andar da loja de departamentos El Corte Inglés de Callao, Praça de Callao, 2, Madri Tel.: 00 91 554 5703 Horário de funcionamento: 10h/0h (dom., 11h/0h)

PUBLICIDADE

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 7/3/2013

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE