Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Delicadeza e técnica

Por Rafael Tonon

05 setembro 2013 | 01:01 por redacaopaladar

Quem vai ao Maní, restaurante que Helena Rizzo chefia ao lado do marido e sócio Daniel Redondo, sempre a encontra na cozinha, finalizando pratos, cantando as comandas que chegam. “Me coloco muito no que faço, com carinho, atenção, amor”, diz. O restaurante do casal foi eleito o 5º melhor da América Latina.

Helena pesquisa ingredientes brasileiros; na foto, apresenta uma folha de taioba para o público do Paladar – Cozinha do Brasil. FOTO: Alex Silva/Estadão

Neste ano, além de ver seu restaurante ser incluído na lista dos melhores do mundo e da América Latina, Helena faturou o prêmio de melhor chef mulher na edição latino-americana. Embora reconheça que o preparo delicado e a apresentação minuciosa, marcas de seu trabalho, tenham o toque feminino, ela não acredita que isso seja uma característica exclusiva das mulheres. “O feminino se manifesta na comida através de cozinheiros homens também”. Na sua casa, ela diz, quem comanda as panelas é o pai. “Minhas avós nunca chegaram perto de um fogão”.

Ficou com água na boca?

Helena passou a ficar mais próxima dele quando decidiu seguir a carreira gastronômica. Depois de uma temporada no Na Mata Café, ela rumou para Europa, para aprimorar seus conhecimentos. Na cozinha do Celler de Can Roca, em Girona (restaurante número 1 do mundo, segundo a lista mundial da Restaurant), ela conheceu Redondo, que se tornaria seu parceiro de vida e de panelas.

Desde que abriram o Maní, em 2006, o restaurante foi conquistando cada vez mais seu espaço – neste ano, entrou para a lista dos 50 Melhores do Mundo pela primeira vez, na 46ª posição do ranking. A combinação de sabores, o uso de ingredientes tradicionais brasileiros e a vontade de buscar o novo seguem pautando o trabalho que faz, para “não cair no automático”, como diz. “Na cozinha, temos que aprender a errar. É impossível fazer sempre gostoso, agradar a todos os paladares”. Por tentativas e erros, ela tem se mostrado mais disposta a acertar.

FOTO: Divulgação

SERVIÇO – Maní

Rua Joaquim Antunes, 210, Pinheiros, São Paulo

Tel.: (11) 3085 4148

Site: manimanioca.com.br

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?