Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Espanha tem dois novos restaurantes com três estrelas Michelin

Publicação francesa anunciou as estrelas de 2018 para restaurantes de Portugal e Espanha

23 novembro 2017 | 19:44 por Redação Paladar

A Michelin divulgou nessa quarta-feira, 22, a lista dos restaurantes estrelados da Península Ibérica. A edição 2018 traz como destaque o ABaC, em Barcelona, do chef Jordi Cruz, e o Aponiente, localizado em Porto de Santa Maria (no sul da Espanha) e comandado por Angel León, que ganharam três estrelas. 

Prato do Aponiente, direto do fundo do mar

Prato do Aponiente, direto do fundo do mar Foto: Aponiente

Com isso, onze casas na região possuem a mais alta distinção do guia - todas na Espanha, onde Catalunha e País Basco historicamente disputam o título de região mais estrelada; nesta edição, com a entrada do ABaC, cada uma ficou com quatro restaurantes triestrelados. 

Enigma, o super comentado restaurante de Albert Adrià lançado em março deste ano em Barcelona, entrou para a lista com uma estrela. 

Ficou com água na boca?

O Abac de Barcelona, localizado dentro do hotel que lhe dá o nome, se especializa em cozinha de produto, com especial atenção para os ingredientes mediterrâneos. O chef Jordi Cruz, que ganhou fama televisiva por ser jurado do MasterChef Espanha, possui outros espaços na cidade: Ten’s Tapas e Atempo Bistró-Cosmopolita.

Já o Aponiente, localizado em Cádiz, na Andaluzia, fica dentro de um moinho de maré do século 19. E a temática marinha acompanha também o cardápio. O menu-degustação, que custa 205 euros (R$ 785), possui uma variedade de frutos do mar e peixes. Angel León, o “capitão”, é conhecido por suas inovações.

Portugal segue sem restaurantes consagrados com o trio de estrelas. O país conta com cinco biestrelados com a entrada do Il Gallo d'Oro, em Funchal, na lista. 

O ranking foi apresentado em uma gala, no hotel The Ritz-Carlton Abama, em Tenerife. Três restaurantes perderam suas estrelas: Céleri (Barcelona), A Estación (Cambre) e Capritx (Barcelona).

 

Ficou com água na boca?