Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

As frases célebres de Paul Bocuse

Chef francês que revolucionou a alta gastronomia, morto aos 91 anos, também ficou conhecido por não ter papas na língua

20 janeiro 2018 | 15:02 por Redação Paladar

Morreu aos 91 anos o célebre chef francês Paul Bocuse, um dos grandes líderes da nouvelle cuisine francesa e dono do aclamado restaurante L'Auberge du Pont de Collonges, nos subúrbios de Lyon, na França - que ostenta três estrelas Michelin desde 1965. Durante sua vida, Bocuse acumulou entrevistas irreverentes e declarações polêmicas. Confira algumas destas frases abaixo:

● "Clássica ou moderna, há apenas uma cozinha: a boa."

● "Sobre o galo que tem tatuado no ombro: “É um amigo! Quando alguém me incomoda, falo com ele em voz baixa. Isso me tranquiliza e, acima de tudo, desestabiliza o adversário."

Paul Bocuse e sua tatuagem de galo no ombro, de 2014.

Paul Bocuse e sua tatuagem de galo no ombro, de 2014. Foto: Instituto Paul Bocuse

Ficou com água na boca?

● "A vida é uma farsa. Entendi isso aos 19 anos, durante a guerra. Quando meus companheiros caíam ao meu lado, me perguntava: 'por que não eu?'. A sorte, a saúde, o trabalho e muito humor viraram minhas palavras mestras."

● "A vida pode acabar a qualquer momento. Então, temos que trabalhar como se fôssemos morrer com cem anos e viver como se a morte nos esperasse amanhã."

● "Prefiro me manter clássico, uma cozinha que sempre tem aficionados. Se um dia o restaurante estiver vazio, me questionarei, mas esse não é o caso."

Chefs e personalidades lamentam a morte de Paul Bocuse

● "Fazer bem o seu trabalho não toma mais tempo do que fazê-lo mal."

● "A verdadeira cozinha sempre será a regional. Na França, a manteiga, o creme de leite e o vinho sempre serão as bases."

● "A cozinha é a paz no mundo."

● "Para mim, boa cozinha quando levantamos a tampa da panela, sai uma fumaça com cheiro gostoso e podemos nos servir."

Mural do chef em Lyon

Mural do chef em Lyon Foto: Jeff Pachoud|AFP Photo

● "A gente precisa ser um pouco exibicionista. O meu ofício exige que eu faça duas apresentações diárias e, em algumas noites, quando preferiria estar na cama, tenho que trabalhar mesmo assim - com um sorriso na cara.”

● "Não tenho arrependimentos, exceto talvez a dor que eu causei às mulheres da minha vida. Espero que elas me perdoem."

● "Hoje, star sozinho e observar os patos junto com meus cachorros durante a tarde e depois dormir na mesma casa que me viu nascer me basta para ser feliz.”

/ Com informações da AFP

Ficou com água na boca?