Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Galpão na Vila Madalena terá café, cerveja e queijo

Um galpão na Vila Madalena vai abrigar o Armazém da Cidade, espaço multicultural que terá áreas dedicadas ao café, à cerveja e a queijos artesanais. Além disso, produtores incentivados pelo chef Alex Atala, do D.O.M., terão itens expostos ali.

13 fevereiro 2015 | 20:23 por mariliamiragaia

O espaço dá ênfase a produtos feitos artesanalmente e foi idealizado pelo jornalista Gilberto Dimenstein, que também coordena o site Catraca Livre.

Empório. Queijos vendidos por Fernando Oliveira. FOTO: Felipe Rau/Estadão

Além de armazém, também vai funcionar como um lugar para “sentar e tomar um café com queijo ou queijo com cerveja”, diz Fernando Oliveira, à frente d’A Queijaria e o responsável pela seção desses laticínios por lá.

Ficou com água na boca?

No lugar, haverá câmara de maturação e um “minilaboratório de queijos”, em que produtores vão preparar, em data programada, o produto à vista dos clientes, em um esforço para aproximar as pontas da cadeia de consumo.

Logo ao lado estará a seção dedicada a cervejas, comandada por Gilberto Tarantino, sócio do BrewDog Bar e dono da Tarantino Multibeer.

Ali, além das cervejas encontradas na Tarantino, haverá chope, para tomar no local “em copinho de plástico, para que as pessoas possam circular”, diz ele. Tarantino também selecionou cerca de dez tipos de embutidos brasileiros, vindos do Sul do país, para levar para casa ou comer ali.

Uma terceira área vai abrigar um café comandado pela barista Isabela Raposeiras, do Coffee Lab. Sua intenção é servir a bebida preparada “com métodos caseiros, que têm mais a ver com o projeto”. Entre eles Clever, french press e coado. Na “operação bem simples”, vai ter só uma mesa grande, do estilo comunitária, “para servir café e papear”.

Eventos. O Armazém da Cidade já nasceu com vocação para eventos. O evento Fermentando, que uniu cerveja e queijos no ano passado, ocorreu ali.

O espaço também foi palco de uma feira promovida por Alex Atala e o ATA, que oferecia produtos como pães e queijos e teve food trucks ocupando a rua em frente até quase o Beco do Batman.

O local deve ter cursos e repetir eventos com esse formato em que vão conviver temas como queijos, embutidos e fermentados.  O Armazém da Cidade tem eventos marcados para o início de março, mas sua reforma completa, que inclui jardins verticais, deve ser concluída em meados de abril. Funcionará na rua Medeiros de Albuquerque, 270.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 19/2/2015

Ficou com água na boca?