PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Gastón Acurio deixa o comando do Astrid y Gastón

Gastón Acurio deixa o comando do Astrid y GastónFoto:

Depois de 20 anos no comando do Astrid y Gastón, em Lima, o chef peruano Gastón Acurio anunciou que vai deixar a direção do restaurante para assumir novos projetos. Em um comunicado no Facebook, Acurio – um dos principais divulgadores da culinária peruana no mundo – disse que embarcará em uma expedição pelo país e, depois, pelo restante da América do Sul.

 
 
 
 

PUBLICIDADE

Alguma vez na vida você deve ter tomado um drinque com cerveja. Se esqueceu é porque talvez ele tenha sido bebido naquele momento da empolgação, quando alguém sugeriu fazer um submarino, famoso “embriagador” preparado com a cerveja que está à mão e o Jägermeister da prateleira. Essa história mudou. Coquetéis com cerveja estão na moda e evoluíram da empolgação sem juízo para receitas criadas por barmen mundo afora. 
 Foto:

Gastón Acurio em um mercado de Lima. FOTO: Tiago Queiroz/Estadão

“É uma aposentadoria necessária para dar oportunidade a uma nova geração, que dedicará corpo e alma a administrar [o restaurante]. Em um nível pessoal, isso permitirá que eu me dedique a desafios e responsabilidades que compromissos do futuro exigirão”, diz Acurio. O restaurante ficará a cargo de sua esposa, Astrid Gutsche, e o chef Diego Muñoz, que trabalha na casa há dois anos.

Considerado atualmente o melhor restaurante pelo 50 Best America Latina, o Astrid y Gastón mudou de endereço no começo do ano. Foi para uma fazenda tradicional chamada Casa Moreyra. A expedição de Acurio pelo Peru será realizada em 2015 e tem como objetivo descobrir produtos, pessoas e histórias.

PUBLICIDADE

No comunicado, o chef também planeja criar um site para ligar pequenos produtores ao mercado consumidor. Ele destaca que o papel do cozinheiro latino-americano é obrigado usar seu trabalho para contribuir no crescimento econômico e social de sua região. “Não é nem mais, nem menos importante do que na Europa ou nos Estados Unidos. É diferente”, diz Acurio.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE