Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Irmãos Adrià anunciam primeiro projeto nos Estados Unidos

Oriundos do mítico e extinto restaurante El Bulli, Ferran e Albert revelam planos de abrir uma espécie de grande praça de alimentação em Nova York, ao lado do também espanhol José Andrés

12 maio 2017 | 16:07 por Redação Paladar

Desde o fechamento em 2011 do restaurante cinco vezes número 1 do mundo, o El Bulli, o chef espanhol Ferran Adrià concentrava seu tempo tocando a Fundação El Bulli, um projeto dedicado à memória do restaurante e maior representante da gastronomia molecular. Mas o período longe das cozinhas - pelo menos profissionalmente - está para acabar.

Ao lado do irmão, Albert, também chef e dono de cinco restaurantes em Barcelona, anunciaram há poucos dias uma parceria com o também chef espanhol José Andrés para inaugurar, no fim de 2018, não um restaurante, mas uma grande praça de alimentação e supermercado espanhol em Nova York. 

Adrià. Os irmãos, Albert e Ferran.

Adrià. Os irmãos, Albert e Ferran. Foto: Sergi Vicente Puig|Divulgação

O projeto ainda não tem nome definido, mas será uma espécie de hall de alimentação de 3 mil metros quadrados, com áreas internas e externas, que incluirá bar de tapas, loja de varejo com produtos espanhóis, bar de vinhos, diferentes restaurantes e muito mais. Essencialmente, será como um Eataly da Espanha, mas o chef espanhol cita o La Boqueria, famoso mercado em Barcelona, como uma de suas inspirações. 

+ LEIA MAIS:

No novo Enigma, Albert Adrià traz o El Bulli de volta para o futuro

O asturiano José Andrés conheceu Ferran no início de sua carreira na Espanha. Diferentemente do conterrâneo, Andrés construiu sua história nos Estados Unidos, onde conquistou em 2011 o título de Chef do Ano pela James Beard Foundation, uma das mais prestigiosas instituições ligadas à gastronomia no país. 

Hoje, o chef comanda um império de 29 casas, com base em Washington. Seu novo projeto em parceria com os irmãos Adrià será no Hudson Yards, um megaempreedimento em construção no West Side de Manhattan e que é considerado um novo bairro na cidade. 

Outros chefs consagrados também já anunciaram a abertura de casas no novo empreendimento. Nomes como David Chang, do Momofuku, e Thomas Keller, o primeiro chef americano a conquistar o primeiro lugar na lista dos 50 melhores do mundo com o French Laundry, estão entre eles. 

Previsto para inugurar apenas no fim de 2018, o projeto, encabeçado por Andrés, é a estreia dos irmãos Adrià nos Estados Unidos. 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.