Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Irmãos Adrià revelam seu Enigma

Os irmãos Ferran e Albert Adrià inauguram em fevereiro seu novo restaurante, o Enigma, em Barcelona. A casa será fruto de um investimento de 1,5 milhão de euros e as obras começam em setembro.

12 agosto 2015 | 21:48 por Míriam Castro

FOTO: Divulgação

Em entrevista à agência de notícias espanhola EFE, Albert Adrià disse que, “apesar das distâncias, o tempo, as pessoas, a equipe e a localização serem diferentes, o Enigma será o projeto mais parecido com o ElBulli, restaurante que revolucionou a cozinha mundial, eleito cinco vezes o melhor do mundo no ranking 50 Best, da revista Restaurant. “Mas terá um estilo próprio”, afirma Albert.

Ainda não há muitos detalhes sobre a comida do Enigma. O período de seis meses até a inauguração servirá para pesquisa e desenvolvimento de uma identidade que, de acordo com Albert, será mais sobre “como comer” do que sobre “o que comer”. O ponto de partida será uma análise da culinária primitiva: “Vamos atrás do que o homem comia no princípio, como evoluiu e como cozinhava, sem nos preocupar tanto com vanguardas ou técnicas”, diz o chef. O Enigma terá 35 funcionários, mas o salão comportará apenas 32 reservas por dia.

Ficou com água na boca?

Ainda em setembro, os irmãos Adrià colocam a todo vapor outro espaço na mesma região, o El Taller. Será parecido com o que tínham no elBulli: um centro de pesquisas e operações do grupo, onde todos os restaurantes dos irmãos podem se unir para testar novas receitas e pratos.

Albert Adrià também fará mudanças no Tickets, atualmente o mais emblemático dos cinco estabelecimentos que tem em Barcelona. A proposta é introduzir outro tipo de magia, além da culinária, na experiência de comer lá. “Com a estrela Michelin, nos tornamos excessivamente sérios”, diz o chef. E quando ele diz magia, é magia mesmo: um mágico está ensinando pequenos truques à equipe de salão. O objetivo é tornar a experiência mais curiosa, mas com truques não-invasivos, quase imperceptíveis.

Entre tantos projetos, Albert Adrià trabalha em três novos livros. O Tickets ganhará seu segundo volume de receitas. Outro livro será dedicado ao Pakta, restaurante nipo-peruano. O terceiro será sobre confeitaria e terá ensinamentos que Albert, chef-pâtissier do ElBulli, julga serem “necessários para os jovens”. E ele não descarta escrever um livro com as receitas tradicionais da Bodega 1900, também em Barcelona, dedicada a vermute e tapas.

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 13/8/2015

Ficou com água na boca?