Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Leão Vermelho lança novos menus degustação

O Leão Vermelho, restaurante de apenas quatro lugares em São João da Boa Vista, a 239 km de São Paulo, volta às atividades nesta sexta-feira, 23. Gabriel Vidolin, dono e chef, prepara menu a quatro mãos com Leo Gonçalves (@querosercozinheiro, no Instagram). É o início do projeto Somos um Céu Cheio de Estrelas, que apresentará um jovem cozinheiro por mês até maio.

21 janeiro 2015 | 19:24 por Míriam Castro

Com 12 tempos, o menu é resultado do tempo que Gonçalves passou hospedado n’O Leão. Desde a semana passada, o cozinheiro acompanhou Vidolin em visitas a produtores regionais – uma das propostas do restaurante é trazer tudo de perto. O vinho servido, por exemplo, é da Guaspari, da vizinha Espírito Santo do Pinhal.

LEIA MAIS:

+ Restaurante de uma mesa só

Ficou com água na boca?

+ Vinho de primeira, feito na Mantiqueira

Gabriel Vidolin. FOTO: Reprodução

Outra novidade é Atlas, novo cardápio autoral de Vidolin, cujas reservas começam a ser vendidas nesta quinta, 22. O primeiro jantar será no dia 7 de fevereiro. A inspiração para o nome vem da mitologia grega: Atlas é o titã que carrega o firmamento nos ombros. Um reflexo dos sentimentos do chef em relação ao pequeno restaurante – tudo na casa é preparado somente por Vidolin, que também recebe os comensais e conduz a experiência. “O universo d’O Leão Vermelho é muito desgastante e grandioso”, diz. “Ele é insustentável financeiramente, mas é algo tão lindo. Eu sou obrigado a carregar nas costas essa existência.”

O funcionamento não mudou. Apenas quatro pessoas por noite, com reservas antecipadas. As fases da lua e a disponibilidade de ingredientes nos arredores influenciam o cardápio surpresa. Quem reservou só descobre o que vai comer no momento do jantar. O endereço do restaurante, por sua vez, é revelado pouco antes da hora da refeição. Celulares são “confiscados” na entrada e devolvidos após o jantar.

As novidades, diz Vidolin, são na cozinha e na experiência. “Tive um salto na técnica”, afirma. Houve alterações no processo culinário e no jardim, que agora recebeu o composto biodinâmico chifre-sílica. E o cozinheiro-garçom-mestre-de-cerimônias-artista, que antes conversava com os comensais, agora permanece mudo durante os 24 tempos do jantar. Ao fim, todos podem fazer perguntas e conversar com o chef. “Ou apenas ir embora. É uma escolha possível.”

SERVIÇO – O Leão Vermelho

São João da Boa Vista, SP

E-mail:  contato at oleaovermelho.com

Tel.: (19) 3633-3514

O endereço é revelado minutos antes da refeição

Menu Somos um Céu Cheio de Estrelas (com Leo Gonçalves)

Quando: 23 e 24 de janeiro

Quanto: R$ 185 por pessoa (inclui água, chá e café)

Reservas: (19) 3633-3514 ou (19) 3622-2286

Menu Atlas

Quando: Sábados a partir de 7 de fevereiro, até setembro

Preço e reservas a partir de 22/1 no foodpass.com.br

Ficou com água na boca?