Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Livro do El Bulli será lançado na próxima segunda

Por Rafael Tonon

27 fevereiro 2014 | 21:22 por redacaopaladar

Sai na semana que vem pela editora inglesa Phaidon o catálogo de pratos dos últimos anos do El Bulli, o mítico restaurante de Ferran Adrià. É o resultado de um trabalho feito longe do público. Ao fim de cada temporada (o restaurante abria apenas seis meses por ano), a equipe do El Bulli redigia e documentava as receitas da série. A ideia era contar a história evolutiva do restaurante que revolucionou a cozinha contemporânea.

Todo o material produzido desde 1983 foi publicado em catálogos lançados pelo próprio restaurante. Mas desde 2005 eles deixaram de ser produzidos – segundo Ferran, pela falta de tempo para manter o padrão de qualidade – deixando órfãos centenas de gourmets e estudantes de gastronomia.

FOTO: Divulgação

Ficou com água na boca?

A partir de segunda-feira, 10, esse hiato será corrigido. O novo catálogo reúne as receitas completas e inéditas para o público dos últimos sete anos do restaurante, que fechou as portas em 2011. Com lançamento mundial neste dia 3 de março, a princípio somente em inglês, elBulli 2005-2011 apresentará e esmiuçará em sete volumes os pratos criados de 2005 a 2011 no restaurante (o material já está em pré-venda nas principais lojas online de livros).

A análise evolutiva permite entender as influências por trás das receitas do restaurante, da busca por elementos da natureza a técnicas japonesas e o flerte com o Extremo Oriente. Mas, principalmente, suscita uma questão: o fim do El Bulli encerra um movimento da gastronomia? Por e-mail, Ferran responde: “Sim, é difícil que haja uma revolução culinária como a que vivemos nos últimos 15 anos. Mas o mágico da cozinha é que é uma disciplina viva, infinita. Cada dia muda e evolui, e sempre haverá avanços”.

elBulli 2005-2011

Autores: Ferran Adrià, Albert Adrià e Juli Soler

Sete volumes – 2.720 págs.

US$ 625,00

Ficou com água na boca?