Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Morre Christian Millau, um dos fundadores da revista Gault-Millau

Influente publicação francesa revolucionou a crítica de restaurantes, foi patrocinadora da Nouvelle Cuisine e inaugurou a era dos chefs-celebridade

09 agosto 2017 | 20:18 por Redação Paladar

Christian Millau um dos homens mais influentes da gastronomia nos anos 1970, morreu neste final de semana aos 88 anos, em Paris. O francês foi o fundador da influente revista mensal de gastronomia Gault-Millau, junto com seu amigo Henri Gault.

A dupla revolucionou a crítica de restaurantes na França, abalando o Guia Michelin, com seus textos irreverentes, passionais. Acabaram com a reputação de casas famosas, tornaram famosos bistrôs e cafés desconhecidos. Apostaram em chefs jovens, que viraram ícones da França, entre eles Michel Guérard, Frédy Girardet e  Joël Robuchon. E foram os patrocinadores da Nouvelle Cuisine, com a publicação do manifesto “Vive la Nouvelle Cuisine Française,” em 1973. Estabeleceram 10 princípios que incluía “usar produtos frescos, de alta-qualidade”, “suavizar o menu” e “cozinhar pouco os alimentos”.

Christian Millau e Henri Gault em um restaurante de Paris em 1977, para promover uma nova edição do seu guia de restaurantes.

Christian Millau e Henri Gault em um restaurante de Paris em 1977, para promover uma nova edição do seu guia de restaurantes. Foto: Jacques Langevin|AP

Gault-Millau inaugurou a era dos chefs-celebridade e encorajaram desconhecidos a entrar no salão para explicar os pratos e participar de programas de rádio e televisão.

Ficou com água na boca?

A dupla vendeu o guia para a revista Le Point em 1983. Millaut passou a escrever livros , entre eles a história de sua família e A Lover’s Gastronomic Dictionary (2008). 

Christian Millau em 2004.

Christian Millau em 2004. Foto: Daniel Janin|AFP

Ficou com água na boca?