Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Movido a lenha

Por Rafael Tonon

04 setembro 2013 | 23:31 por redacaopaladar

Bem no meio da cozinha, a parrilla de ferro fundido é a atração do Sucre, que acaba de ser eleito o 29º restaurante da lista dos Melhores da América Latina . É ali que o chef argentino Fernando Trocca mantém a tradição de fazer algumas das melhores preparações de Buenos Aires. No restaurante, a lenha (de madeira de quebracho, preferencialmente) é primordial para as receitas que chegam à mesa, dos cortes bovinos aos vegetais.

Parrilla de ferro fundido é o carro-chefe do Sucre. FOTOS: Divulgação

Animado com os churrascos (ou asados, na tradição portenha) de final de semana e com a visão da avó Serafina cozinhando, Trocca resolveu embrenhar-se pela gastronomia. Começou a carreira em seu país natal, em 1985. Cinco anos depois, pegou as panelas e seguiu para a Europa, onde passou um período trabalhando com Massimo Bottura na Osteria Francescana, em Modena. Depois de uma temporada em Nova York, voltou à Argentina para inaugurar, em 2001, o Sucre, com decoração moderna e arquitetura minimalista.

Ficou com água na boca?

Ali, a tradicional parrilla argentina tem presença marcante (são oito preparações feitas na brasa, da beterraba com queijo de ovelha ao leitão de leite), mas o menu tem espaço ainda para pratos de inspiração contemporânea como o tortellini de ricotta de cabra com peperoncino e manteiga queimada, e o salmão patagônico com batatas, alho-poró, maçãs e arrope de tuna (tipo de xarope espesso feito com os frutos do cacto), uma receita tradicional do noroeste argentino que o chef incorporou ao restaurante.

 Trocca na cozinha do Sucre. O chef acredita que a premiação 50 Best acontece num momento oportuno

SERVIÇO – Sucre

Mariscal Antonio José de Sucre, 676, Buenos Aires, Argentina

Tel.: (54) 11 4782-9082

Site: sucrerestaurant.com.ar

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?