PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

'Não há receita de sucesso que não passe pelo trabalho'

'Não há receita de sucesso que não passe pelo trabalho'Foto:

Rafael TononEspecial para o Estado

Difícil encontrar alguém mais tarimbado para falar sobre “Como transformar seu restaurante em um império” – tema de uma das palestras que abriu hoje o 8º Paladar Cozinha do Brasil – que o gaúcho Arri Coser. Ao comprar, em sociedade com o irmão Jair, sua primeira churrascaria, em 1981, ele não poderia imaginar que, 30 anos depois, seria dono de um grupo com 23 filiais (16 delas nos EUA), vendido, em 2011, a um grupo de investimentos por US$ 300 milhões. Na época, então o maior negócio da história do setor no Brasil.

Arri coser, criado das redes Fogo de Chão e NB Steak. FOTO: Felipe Rau/Estadão

FOTOS: Daniel Teixeira

+ ACOMPANHE A COBERTURA COMPLETA

PUBLICIDADE

Para fazer de um restaurante uma rede, o empresário ressaltou a importância da organização do negócio. “É preciso documentar tudo o que é feito. A profissionalização tem a ver com isso. Para se consolidar, a informalidade precisa acabar”, afirma. E isso parte, segundo ele, desde a definição do conceito, elaboração de cardápios, análise de mercado até as rotinas de trabalho e capacitação de equipe.

Outro ponto abordado foi a necessidade de investir em pessoas – de funcionários a fornecedores.”Empresa que cresce leva todo mundo junto”, afirma. “Por isso, é importante investir em parceiros. Sem parceria, é impossível chegar longe.”

Coser reforçou ainda que não há receita de sucesso que não passe pelo trabalho.”Eu acordo cedo e durmo tarde, gosto de estar envolvido em tudo. O operacional é o que mais cansa, mas é também o que mais diverte”, disse ele, que prepara a sobrinha Paola para o suceder. Ela acompanhou o tio durante toda a palestra. “Aprendo muito com ele.”

Sobre o mercado, Coser se mostrou otimista com relação ao futuro da gastronomia. “Ainda estamos construindo o que é gastronomia no Brasil. Nos próximos 10 anos, teremos a consolidação do mercado, com grandes redes, como já aconteceu em outros segmentos, como o farmacêutico ou o de frigoríficos”. Diante da dúvida se o movimento poderá ameaçar os pequenos restaurantes autorais, Arri respondeu: “Vai ter espaço pra todo mundo”, finalizou, para alívio da plateia.

Primeiros passos. Batizada de Fogo de Chão, a primeira churrascaria inaugurada por Arri Coser, no início da década de 1980, em Porto Alegre, ajudou a difundir o conceito de espeto corrido – como ficou conhecido o hoje afamado rodízio de carnes. Virou grife: logo, o modelo de restaurante com cortes de carne e serviço de qualidade e ambientes classudos ganhou outras unidades e inspirou concorrentes a seguir o conceito do empresário.

PUBLICIDADE

Depois de um período sabático após vender a rede, Arri inaugurou, em 2013, a churrascaria NB Steak, em sociedade com a irmã, que já conta com seis unidades, entre São Paulo e Porto Alegre, e se tornou sócio da rede Maremonti, focada em cozinha de trattoria e pizzas.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE