Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Novo Kez, em Pinheiros, se dedica ao Bagel

Restaurante na zona oeste serve pratos judaicos e cardápio gira em torno do pão das delis nova-iorquinas. Produzidos na casa, eles recebem diferentes recheios para o brunch, almoço ou café da tarde

16 agosto 2017 | 18:28 por Renata Mesquita

Bagels com cream cheese, pastrami e salmão defumado são obrigatórios em uma típica deli novaiorquina. E são a principal atração do cardápio da Kez, que acaba de abrir as portas no bairro de Pinheiros. Mas a nova casa não é exatamente uma deli, é uma neodeli, lugar para comer sanduíches e pratos judaicos.

Bagel de papoula com salmão defumado, cream cheese, tomate e cebola roxa.

Bagel de papoula com salmão defumado, cream cheese, tomate e cebola roxa. Foto: Tiago Queiroz/Estadão

Sem referências industriais na decoração (que remete muito mais a Jerusalém que a Nova York, com profusão de dourados e pedras), a Kez (palavra que significa queijo, em idiche) oferece pratos clássicos, no almoço, durante a semana, como goulash e varêniques (massa recheada com batatas e cebola típica no Leste Europeu), além de criações que fogem da tradição judaica como peixe com crosta de bagel e quibe de abóbora com homus.

Mas a estrela ali é o pãozinho denso e adocicado, com o indispensável furo no centro. Ele aparece em sete versões criadas pela padeira Juliana Feher, que estudou em NY e passou pela Padoca do Maní antes de assumir os fornos da casa. Além da versão simples, tem bagel com sementes de papoula, gergelim, integral e everything (tudo junto), e duas opções doces: banana com canela e cookies n’cream. Custam R$ 4,50. Eles podem ser levados para a casa, mas a ideia ali é se acomodar e escolher um recheio: do tradicional salmão defumado (produzido pela Delika, no Mercado de Pinheiros) até o hypado avocado, sem esquecer do pastrami. Você pode optar pelos sanduíches do cardápio ou montar o seu, combinando ainda rosbife, salmão ou peito de peru; queijo, ovo, cebola, e pastas feitas na casa (homus, tahine, cream cheese). 

Ficou com água na boca?

Neodeli. Salão clean com muito dourado e pedra remete a Jerusalém, mas do que à Nova York

Neodeli. Salão clean com muito dourado e pedra remete a Jerusalém, mas do que à Nova York Foto: Tiago Queiroz/Estadão

A Kez abre para o café da manhã e funciona direto até o começo da noite. Já aos sábado o brunch é a maior atração, quando os bagels ganham a companhia de panquecas e shakshuka, outra receita judaica clássica (e reconfortante) que combina molho de tomate rústico e ovos.

Já está pronto, mas ainda não foi “inaugurado” um carrinho que será estacionado em frente à loja e que servirá bagels com cream cheese e café para quem quiser comer, com pressa, no melhor estilo nova-iorquino. O café também recebeu a devida atenção ali: expresso ou passado na french press, leva o selo Wolf.

Almoço. O prato típico húngaro com carne e páprica é uma das opções para quem busca um almoço mais reforçado durante a semana

Almoço. O prato típico húngaro com carne e páprica é uma das opções para quem busca um almoço mais reforçado durante a semana Foto: Tiago Queiroz/Estadão

SERVIÇO

KEZ BAGEL E CAFÉ 

R. dos Pinheiros, 725, Pinheiros.

Tel.: 2589-3198.

Horário de funcionamento: 8h/19h (sáb., 10h/16h; fecha dom.)  

Ficou com água na boca?