Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Novo melhor restaurante do mundo é na Suíça, de acordo com ranking francês

O ranking La Liste (a lista) é um prêmio criado pela França em resposta ao 50 Best, da revista britânica 'Restaurant'

14 dezembro 2015 | 16:06 por Carla Peralva

Qual é o melhor restaurante do mundo? Mais uma lista que pretende responder a essa pergunta acaba de divulgada. Desta vez, o título vai para a pequena cidade de Crissier, na Suíça, onde fica o restaurante do Hôtel de Ville.

O ranking em questão é La Liste (a lista), do Mille Tables d’Exception (Mil mesas de exceção), prêmio criado pela França em resposta ao 50 Best, da revista britânica Restaurant. O top 10 foi anunciado neste sábado, mas a lista completa, com os “mil restaurantes mais excepcionais do mundo” só será divulgada na quinta-feira, 17, em uma cerimônia na sede do Ministério de Relações Exteriores da França, em Paris.

Restaurante do Hôtel de Ville, na Suíça. FOTO: Reprodução

Em segundo lugar na lista vem o nova iorquino Per Se, de Thomas Keller, seguido pelo Kyo Aji, na capital japonesa. A primeira casa francesa aparece no quarto lugar: o parisiense Guy Savoy (há ainda outros dois restaurantes franceses no top 10, veja abaixo). Primeiro lugar no 50 Best 2015, El Celler de Can Roca, em Girona, na Espanha, ficou com o sexto lugar do novo ranking.

Ficou com água na boca?

O restaurante do Hôtel de Ville, que mantém três estrelas Michelin há duas décadas, é tocado por Benoît Violier, de 44 anos. Em entrevista ao New York Times, o chef disse que a chave para o sucesso do local é consistência – o maître, Louis Villeneuve, está no posto há 40 anos, por exemplo. “Esse ranking é o reconhecimento da seriedade, de entregarmos a mesma fidelidade e o mesmo nível de excelência do começo de janeiro até o fim de dezembro. É uma grande homenagem para a equipe”, afirma.

A Time também divulgou o ranking dos 100 melhores restaurantes americanos de acordo com La Liste.

Benoît Violier assumiu em a cozinha do restaurante do Hotel de Ville em 2012. FOTO: Marcel Gillieron/AFP

Mille Tables d’Exception. O novo ranking é uma resposta francesa ao britânico 50 Best, considerado pouco transparente e denunciado como instrumento de menosprezo do que é francês.

Proposto pelo Conselho de Promoção do Turismo Francês, o guia tem o apoio de dezenas de empresas, como Moët Hennessy e Nestlé. A lista francesa foi feita a partir da compilação e equalização das notas atribuídas a milhares de restaurantes por cerca de 200 guias gastronômicos (como Michelin, Gault&Millau e Zagat), sites de resenhas colaborativos (TripAdvisor, Open Table), listas (incluindo o 50 Best) e críticas da imprensa especializada.

Os resultados foram consolidados e, em seguida, ponderados a partir da consulta a mais de 3.000 chefs do mundo, além de um grupo de jornalistas internacionais e um grupo de especialistas em gastronomia. Os critérios de avaliação utilizados foram qualidade da comida, hospitalidade, presteza do serviço, ambiente e adega.

Prato do ‘novo’ melhor restaurante do mundo. FOTO: Divulgação

Os 10 melhores restaurantes do mundo, de acordo com La Liste

1. Restaurant de l’Hôtel de Ville – Crissier, Suíça

2. Per Se – Nova York, EUA

3. Kyo Aji – Tóquio, Japão

4. Guy Savoy – Paris, França

5. Schauenstein, – Fürstenau, Suíça

6. El Celler de Can Roca – Girona, Espanha

7. Kyubey- Tóquio, Japão

8. La Maison Troisgros – Roanne, França

9. Auberge du Vieux Puits – Fontjoncouse, França

10. Joël Robuchon – Yebisu Garden Place, Japão

Ficou com água na boca?