Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

O barato está nos dai pai dongs

por Anna Carolina Rodrigues *

25 dezembro 2013 | 17:32 por redacaopaladar

Hong Kong tem restaurantes expressivos com casas e chefs renomados de várias partes do mundo. Mas é nos dai pai dongs – as barracas de rua – que se encontram as comidas típicas consumidas pelos mais de 7 milhões de habitantes.

Com tanta variedade, é difícil não se perder, então veja as especialidades de rua que valem a pena em Hong Kong. Muitas delas podem ser provadas na Temple Street (Yau Ma Tei), onde fica o mercado de rua mais tradicional. O destaque ali são os king crabs e os frutos do mar. Cardápios com fotos facilitam o pedido, mas não têm preço. Não se esqueça de perguntar o valor antes de fazer o pedido e não deixe de pechinchar, faz parte do programa.

Na Graham Street e na Stanley Street, localizadas na região central, que concentra edifícios comerciais, grandes bancos e outros arranha-céus, têm restaurantes sofisticados em vários pontos, mas as melhores dai pai dongs ficam em um beco próximo ao mercado de peixes (Wet Market) da Graham Street. As barracas fecham por volta de 20h e costumam ficar lotadas entre 12h e 14h, quando é grande o movimento de trabalhadores e engravatados em horário de almoço. Se puder, vá em outro horário.

Ficou com água na boca?

FOTOS: Anna Carolina Rodrigues/Estadão

1) NOODLES COM WONTON

4) BOLINHAS DE PEIXE COM CURRY

Um dos aperitivos mais populares da cidade é quase uma almôndega de peixe. As bolinhas são cozidas em um caldo fervente temperado com curry – e é justamente no tempero que está a diferença. São vendidos em palitinhos com cinco unidades ou em potinhos com mais.

*Anna Carolina Rodrigues  é jornalista 

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 26/12/2013

Ficou com água na boca?