Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Obá é agora uma casa tailandesa

Após mudança de comando, o restaurante dos Jardins deixa para trás essência mexicana e foca na culinária thai

04 abril 2018 | 19:25 por Patrícia Ferraz

É difícil saber por que São Paulo tem tão poucos restaurantes de cozinha tailandesa – o pequeno número de imigrantes tailandeses por aqui é apenas uma das explicações. Mas o fato é que, além do Mestiço, que resiste bravamente desde 1997, a rica e complexa cozinha da Tailândia, que faz tanto sucesso pelo mundo, é coisa rara por aqui. 

A boa notícia é que, a partir da próxima segunda-feira (9), o Obá – que mudou de donos em dezembro – terá foco na culinária thai. Quem assina o cardápio e comanda a cozinha é um brasileiro com grande experiência no assunto: Maurício Santi viveu cinco anos na Tailândia, mas há 17 anos está às voltas com pimentas, limão kaffir, manjericão e capim-santo tailandês. 

Peixe com curry e folha de bananeira

Peixe com curry e folha de bananeira Foto: Henrique Peron

O chef diz que não fará concessões. Não vai reduzir a pimenta dos pratos nem fazer interpretações de receitas. Quer manter a autenticidade.

Ficou com água na boca?

O cardápio tem boa oferta de porções e aperitivos (para comer com as mãos ou de colher, aos costumes tailandeses) e muitos pratos para compartilhar. A sopa aromática é uma ótima pedida para começar. Mistura de leite de coco e caldo de frango, pedacinhos de frango, lascas de cebola roxa e uma combinação delicada de temperos e especiarias, ela é servida em temperatura ambiente. Entre as saladas, a de ovo pochê (feito no óleo) com folhas e paçoca de porco é uma surpresa: não se vê o ovo, que está coberto pelas folhas e pela carne de porco marinada, seca e pilada. Mas na primeira colherada (eis a colher, de novo), a gema do ovo se rompe, escorre e se mistura com o tempero da salada. 

LEIA MAIS:

+ Vegetariano Homa é nova aposta do chef José Barattino

+ Novo Axado é um gastrobar à portuguesa

Maurício Santi é especialista em curries – ele fez inclusive uma matéria de capa sobre o assunto para o Paladar há alguns anos. E colocou no cardápio um peixe ao curry, um dos destaques da seleção de pratos. É uma posta alta (pode ser pescada amarela, como a da foto, ou qualquer outro pescado fresco do dia), coberta com uma camada de pasta de curry, folhas de manjericão e lascas de pimenta vermelha fresca. O peixe é envolvido em folha de bananeira, com os temperos, antes de ser assado. Os temperos se misturam no cozimento e formam um creme perfumado, que se revela na abertura da folha.

A costela bovina é braseada por cinco horas, depois de marinada em molho de peixe com açúcar de palmeira (uma pasta) e chega à mesa servida no próprio molho do cozimento, apimentado, com limão e um mix de ervas.

Bochecha de porco com tamarindo

Bochecha de porco com tamarindo Foto: Henrique Peron

Quem não tem muita tolerância a pimenta não precisa se preocupar. Há pratos bem suaves e a equipe de salão, comandada pela uruguaia Camila Ciganda (ex-sommelier do Martín Fierro), está instruída a advertir os clientes sobre o grau de picância de todos os itens. Para beber, cervejas e uma seleção de vinhos focada em brancos e laranjas.

Quem estava acostumado a ir ao Obá para comer especialidades mexicanas não ficará completamente abandonado – o andar de cima da casa foi transformado num bar mexicano, com os mesmos tacos, guacamole e outros hits locais antigos.

No salão, além de um menu-executivo thai, o almoço durante a semana terá diariamente um PF brasileiro: moqueca, picadinho, entre outros clássicos.

Mauricio Santi, novo chef do Obá

Mauricio Santi, novo chef do Obá Foto: Henrique Peron

SERVIÇO

Obá

R. Dr. Melo Alves, 205, Jardins

Tel.: 3086-4774

Horário de funcionamento: 12h/16 e 19h/0h (sex. e sáb. até 1h)

Ficou com água na boca?