Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Pão nosso de cada dia

Rogério Shimura na aula sobre pães (Marco Pomarico/AE)

30 julho 2011 | 22:05 por lucineianunes

O que eram aquelas caixinhas usadas para medicamento sobre as mesas? O padeiro Rogério Shimura, responsável por elas, não demorou a explicar. Cada uma trazia em seus compartimentos punhadinhos de trigo que iam se modificando de seu estado mais bruto, inteiro, depois quebrado, a casca e o gérmen até virar farinha, integral e branca – a matéria-prima do pão.

E foi sob o efeito inebriante do cheiro de pão assando, que o público aprendeu a preparar esse alimento com quatro ingredientes básicos: farinha de trigo, água, levain (fermento natural) e sal. “O segredo é ter matéria-prima de qualidade, domínio da técnica e do forno”, afirmou Shimura, professor de panificação e sócio da padaria Em Nome do Pão, aberta recentemente em parceria com o chef Alex Atala, do D.O.M.

Como fazer um levain, as proporções corretas de farinha e água no preparo e tantas outras dicas preciosas foram ensinadas durante a aula, que terminou, claro, com a degustação dos pães. Primeiro sentimos os aromas, depois cortamos o pão com as mãos, para notar as texturas, o crocante da casca e a maciez do miolo, novamente os aromas e, por fim, os sabores e a acidez.

Potinhos com geleia estavam sobre as mesas. Sinceramente, não precisava.

Ficou com água na boca?

Além do blog do Paladar, você também pode acompanhar as aulas do Paladar – Cozinha do Brasil pelo Twitter, Facebook e ver fotos no Instagram do Paladar (programa de fotos do iPhone).

Ficou com água na boca?