Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Pitico, um grande jardim

Há um ano, o Pitico era um projeto de falafel-to-go – uma portinha mínima desenhada para vender comida para viagem dos mesmos donos do Pita Kekab e do Repita. O nome vinha do tamanho diminuto do imóvel, que tinha 1 metro de frente.

28 janeiro 2015 | 15:02 por mariliamiragaia

Mas ao longo do ano o Pitico cresceu e quando abriu na última sexta-feira já não tinha mais nada de diminuto. A portinha continua lá (ainda fechada, vai abrigar uma sorveteria), mas o Pitico se espalhou pelo terreno do estacionamento ao lado, que fica perto do largo da Batata.

Praça. Com jeito urbano. FOTO: Alex Silva/Estadão

Lá estão instalados quatro contêineres, que criam espaços diferentes. O primeiro, logo que se entra, é uma praça de jeitão urbano, com cadeiras dobráveis e mesinhas – outras maiores chegarão em breve. Quase tudo fica ao ar livre.

Ficou com água na boca?

Para comer, há porções ou sanduíches no pão pita. Nos dois casos, as variações são cafta, couve-flor e falafel. Há, além disso, batatas fritas com zaatar. O cardápio enxuto tem só um item mais: torta zebra para sobremesa, que entremeia massa de biscoito e chocolate cremoso. Para beber, cervejas, chope artesanal e drinques (negroni, spritz e gim-tônica), a cargo de Thiego Montiel – ex-gerente do Spot que passou pelo Tuju e virou sócio do Pitico.

Reforçando a intenção dos donos de promover trânsito entre os espaços, não há serviço. O cliente vai ao caixa, pede e retira o pedido. Cozinha e bar – esses, sim, bem piticos – funcionam nos contêineres.

Passado o bar, o clima urbano dá lugar a gramado e com um jardim lateral. No final desse gramado está o último contêiner, onde vai funcionar uma quitanda de itens (como mel, compotas, grãos) de produtores familiares e orgânicos.

Mesmo com as múltiplas vocações, os donos ainda têm mais planos para o futuro do Pitico. Em breve, a casa vai começar a funcionar para o almoço. Vai ter estacionamento de bicicleta, redário e apresentações musicais e projeções.

E na portinha inicial uma sorveteria aberta para a rua, funcionando para quem estiver de passagem por ali.

SERVIÇO | Pitico

Onde: R. Guaicuí, 61, Pinheiros

Tel: 3582-7365

Quando: 17h/23h (fecha 2ª)

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 29/1/2015

Ficou com água na boca?