Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Remanso do Bosque conquista o posto de restaurante com maior potencial no 50 Best

Por Rafael Tonon

04 setembro 2013 | 23:44 por redacaopaladar

O Remanso do Bosque, dos irmãos Thiago e Felipe Castanho, é o único restaurante brasileiro na lista dos 50 Melhores da América Latina que está fora do eixo Rio-São Paulo – além de ser o 38º do ranking, foi eleito o Restaurante com maior potencial. E o que os jovens chefs fazem no Pará vale a viagem.

Os irmãos Felipe (esq.) e Thiago ainda comandam o Remanso do Peixe, também em Belém. FOTO: Felipe Rau/Estadão

Com cozinha focada em ingredientes locais paraenses e nos hábitos de suas comunidades (dos indígenas aos ribeirinhos), as receitas têm um trabalho autoral, inventivo. Os sabores amazônicos estão em receitas como o filhote com macaxeira na manteiga e salada de feijão-manteiguinha. Ou ainda nas sobremesas feitas com chocolate da Ilha do Combu, próxima à capital paraense, às margens do rio Guamá.

Ficou com água na boca?

Aberto em 2011, o Remanso do Bosque segue o legado gastronômico da família Castanho, que mantém há 12 anos o Remanso do Peixe na cidade, hoje também sob o comando dos filhos. Para aprimorar técnicas e receitas, os chefs inauguraram em junho o RemansoLab, cozinha-laboratório destinada à catalogação de produtos e ao desenvolvimento novos preparos. “Estamos sempre buscando nos atualizar”, diz Thiago, que credita a isso a inclusão do Remanso do Bosque na lista. “Acho que é um indicativo da diversidade da gastronomia hoje. O Brasil está começando a se desenvolver mais neste setor, há muitos restaurantes fazendo comida de vanguarda também fora da região central do País”, diz. Em Belém, pelo menos, ninguém tem dúvida.

FOTO: Divulgação

SERVIÇO – Remanso do Bosque

Travessa Perebebuí, 2.350, Marco, Belém, Pará

Tel.: (81) 3347-2829

Site: remansodobosque.com.br

>> Acompanhe a cobertura completa do 50 Best América Latina 2013

Ficou com água na boca?