Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Rubaiyat de Brasília abre hoje

Nova casa do grupo criado por Belarmino Iglesias reúne os pratos clássicos do Baby Beef e da Figueira, incluindo os grelhados, peixes e frutos do mar assados em fornos de barro, pães de fabricação própria e, aos sábados, feijoada

12 junho 2013 | 23:15 por patriciaferraz

O Baby Beef Rubaiyat de Brasília abre as portas hoje, com vista escancarada para o Lago Paranoá. São 330 lugares. Dentro, há um salão envidraçado e três saletas com capacidade para acomodar de 8 a 30 pessoas. Fora, as mesas estão distribuídas num amplo terraço.

A casa, que inaugura o novo conceito do grupo após a fusão com o fundo espanhol N+1Mercapital, é uma mistura de Baby Beef Rubaiyat com A Figueira Rubaiyat, no estilo e na decoração, mas especialmente na cozinha. O cardápio tem os clássicos dos dois, incluindo os pães feitos na casa e a feijoada, que em Brasília será servida apenas aos sábados.

As especialidades se dividem entre a grelha e dois fornos de barro que operam a 600ºC, réplicas dos de A Figueira. As carnes saem da grelha – picanha summus, master beef, baby beef e o kobe beef, entre outros cortes de criação própria da raça brangus e importados. Mais recente novidade no cardápio paulistano, o hambúrguer feito com uma combinação de brangus e wagyu também chega a Brasília.

Vista para o lago. São 330 lugares, com mesas num amplo terraço. FOTOS: Divulgação

Ficou com água na boca?

Peixes e frutos do mar são assados nos fornos de barro que atingem temperaturas elevadíssimas e provocam choque térmico, assando rapidamente sem comprometer a textura dos alimentos. A estrela nessa ala é o caixote marinho, que reúne polvo, vieiras, lula, camarões e peixes. Outro destaque é o polvo aplastado.

A carta de vinhos tem a marca do grupo: são 800 rótulos com foco na Espanha e boa oferta de tintos e brancos da América do Sul e da Europa.

Para replicar o serviço no novo endereço, o presidente do Grupo Rubaiyat, Belarmino Iglesias Filho, destacou parte da brigada de São Paulo. “Do total de 120 funcionários, trouxemos 40 de São Paulo. Eles vão ficar em Brasília até a equipe local estar completamente treinada”, diz.

Belarmino conta que a experiência de Brasília será replicada nas casas que o grupo vai abrir nos próximos meses, todas com amplos terraços. A filial da Cidade do México será inaugurada em 30 de setembro, a de Santiago do Chile, em janeiro de 2014, a de Bogotá em março. Os planos para o ano que vem incluem a abertura da primeira casa no Rio de Janeiro.

Baby gold. O recente lançamento do grupo é de carne de novilho de 18 meses

Linha do tempo

1957. Belarmino Iglesias inaugura o Rubaiyat, na Rua Vieira de Carvalho. A casa funcionou ali até 1999.

1973. Abertura da filial na Alameda Santos.

1975. Nasce a filial da Faria Lima.

1980. Inauguração do La Traineira (que fechou em 2006).

1994. Inauguração do Cabaña Las Lilas, em Buenos Aires. Nesta época, Belarmino Filho passa a administrar as casas, assumindo boa parte do trabalho do pai.

2001. Inauguração do A Figueira Rubaiyat.

2007. Inauguração da filial em Madri.

2008. Inauguração do Porto Rubaiyat.

2011. Em julho, o Grupo Rubaiyat se associa ao fundo de investimentos espanhol N+1Mercapital e anuncia projeto de expansão na América Latina.

SERVIÇO – Baby Beef Rubaiyat

SCES – Setor de Clubes Esportivos Sul, trecho 1, lote 1A, Asa Sul, Brasília

Tel.: (61) 3443-5000

Horário de funcionamento: 12h/0h30 (dom., 12h/18h)

>> Veja todas as notícias da edição do Paladar de 13/6/2013

Ficou com água na boca?