Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Russo é eleito jovem chef a ser observado

O russo Sergey Berezutskiy, à frente do restaurante As Eat Is, de Moscou, ganhou a San Pellegrino Cooking Cup 2014, competição que elege o jovem chef a ser observado. A competição acabou na terça-feira, em Veneza. “Estou em choque. Não esperava. É difícil cozinhar em uma competição. Espero que as pessoas conheçam e aprendam a amar a cozinha russa”, disse Berezutskiy ao site Fine Dining Lovers.

18 junho 2014 | 20:55 por redacaopaladar

FOTO: Divulgação

Dez chefs, todos com menos de 30 anos, participaram da competição, que tinha no júri o chef peruano Gastón Acurio e a brasileira Helena Rizzo, entre outros.

A prova final da competição era preparar uma refeição na cozinha de um barco do país do chef durante uma regata.

Ficou com água na boca?

Berezutskiy foi o primeiro russo a fazer estágio na restaurante Alinea, do chef Grant Achatz, em Chicago, e atuou também como mestre molecular do restaurante Varvary, de Anatoly Komm, em Moscou.

Na entrevista concedida ao Fine Dining Lovers ele disse que procura trabalhar com ingredientes da estação, priorizando a qualidade e o frescor dos produtos que utiliza. Seu prato de assinatura é mexilhões cozidos em envelope de papel. “À primeira vista é um prato simples, mas só à primeira vista. Com o avanço da tecnologia, praticamente paramos de escrever cartas em papel uns para os outros. E isso é muito triste. Eu queria me lembrar – e lembrar a todos – o quanto trocar correspondências é legal. Sirvo os mexilhões em um envelope de correio mesmo. Assim, eles mantêm o sabor. E, para os clientes, além de uma refeição deliciosa, sirvo emoções e memórias.”

>> Veja a íntegra da edição do Paladar de 19/6/2014

Ficou com água na boca?