Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Sem cigarro, mas com fósforos

(Por Roberto Muniz)

27 outubro 2009 | 19:11 por redacaopontoedu

Fumar em restaurante está cada vez mais proibido nos Estados Unidos. Mas um revival começou em Nova York e caminha pelo país: a distribuição de caixinhas de fósforos aos clientes, daquelas antigas, de cartão, com o logotipo do restaurante.

“Adoro fósforos”, diz Dona Savitsky, ex-fumante, distribuindo caixinhas de fósforo na entrada do Flora’s, restaurante que ela e um sócio abriram dois anos atrás em Oakland, Califórnia. São caixinhas azul-douradas com 22 fósforos de cabeça azul cada. Exibindo o logo art déco do Flora’s, as caixinhas dão o toque final a uma ambientação que remete ao passado.

Mas, embora a onda no Flora’s seja indiscutivelmente retrô, não há cinzeiro à vista. E, além de o menu destacar a atual e saudável linha da agricultura sustentável, Oakland foi das primeiras cidades californianas a atacar o fumo.

Ficou com água na boca?

Então, para que fósforos?, perguntaria alguém (enquanto vai pegando uma caixinha ou, mais comumente, várias).

Os fósforos parecem estar travando uma luta de retorno para retomar a primazia entre bolachas de chope, guardanapos, cartões de visita, bastões de mexer drinques e outros recursos que restaurantes usam para firmar o logotipo. Com sua presença física numa era de informação virtual e instantânea, as simpáticas caixinhas podem ter algo a dizer.

“Ninguém leva só uma”, diz Dona Savitsky. “Tivemos de limitar a cinco por pessoa, pois estava ficando caro.” Importadas da Índia, cada caixinha do Flora’s sai por cerca de R$ 0,35. São distribuídas 500 por mês.

A experiência de Dona vem se repetindo em vários restaurantes pelo país e pode ser indício do tênue renascimento do mais tradicional brinde de bares e restaurantes e seu mas eficaz e barato veículo de propaganda. (Do New York Times)

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