PUBLICIDADE

Restaurantes e Bares

Roteiro gastronômico de Sydney

Dicas de bares e restaurantes na Austrália

Roteiro gastronômico de SydneyFoto:

​Francojapa

Clique para ver em tela cheia. FOTOS: Fernando Sciarra

 Tetsuya Wakuda deixou o Japão aos 22 anos para fazer sushis em Sydney. Ali, aprendeu a aplicar técnicas da cozinha francesa à simplicidade elegante da comida japonesa. E, para sorte dos australianos, resolveu ficar na cidade e abrir um restaurante, hoje premiado e muito copiado desde a inauguração.

LEIA MAIS + Restaurantes australianos misturam elementos asiáticos e aboríginesVeja o roteiro gastronômico de Melbourne

PUBLICIDADE

O Tetsuya’s fica em uma rua movimentada, mas o edifício de estilo oriental isola o ruído da rua e prepara o espírito para o que vem pela frente: uma refeição longa, servida num menu de dez tempos, que pode ser harmonizado com vinho, com saquê ou com uísque. Os pratos são delicadas obras de arte que reúnem diferentes texturas e cores. O menu é alterado frequentemente, mas um item nunca sai da lista: o confit de truta de água salgada da Tasmânia. Cozido rapidamente, sem perder a textura e a cor de sashimi, o peixe é coberto por alga kombu e sal.

SERVIÇO | Tetsuya’sOnde: 52, Kent St., SydneyTel.: 61 (2) 9267-2900

Bases da nova cidade

Clique para ver em tela cheia.

PUBLICIDADE

O subúrbio de Alexandria tem uma história de amor e ódio com Sydney. Depois de várias separações e incorporações, o bairro voltou a fazer parte da cidade em 2004, após a fusão com o município de Sydney do Sul. É uma região de galpões industriais que tem atraído escritórios moderninhos e, com eles, lugares legais para comer. Vale visitar o The Grounds of Alexandria, café que ocupa uma antiga fábrica de tortas. Não se deixe intimidar pelo atendimento blasé. O café é bem tirado e sazonal – durante a visita do Paladar, o blend colombiano foi servido em um simpático frasco erlenmeyer. Nas semanas anteriores, os grãos eram da brasileiríssima Carmo de Minas. É um bom local para a primeira refeição do dia, já que o café da manhã tem pratos fartos e saborosos com ovos, bacon e tomate. 

SERVIÇO | The Grounds of Alexandria Onde: 2, Huntley St., Alexandria, prédio 7A, Tel.: 61 (2) 9699-2225

Sabor de salto alto

Peter Gilmore é chef de texturas. Numa das entradas, um macio wagyu, cru, é coberto por lâminas tão finas de cogumelos que parecem raspas de chocolate. Entre os principais, a grande atração é o XO Sea, com lula, polvo, vieira, camarão e vôngole. O nome da casa vem do Circular Quay, zona portuária com vista para o mar e a Opera House. A sugestão é almoçar ali no fim de semana e depois passear pela vizinhança de The Rocks, na feira de artesanato e lojas charmosas.

SERVIÇO | QuayOnde: S/nº, Overseas Passenger Terminal, piso superior, The RocksTel.: 61 (2) 9251-5600

PUBLICIDADE

O Est é uma boa pedida para entender o estilo chamado “modern australian”. O cardápio reúne preparações contemporâneas e ingredientes locais, com toques japoneses aqui e ali. Exemplo? A salada de caranguejos, servida com abacate, wasabi, pepino, iogurte, menta e finger lime, uma fruta nativa que tem textura semelhante à do caviar. Há um grande cuidado na apresentação dos pratos, quase todos são cobertos de pequenas flores. Com um salão grande e ambiente sóbrio, é frequentado por gente arrumada, em ocasiões especiais.

SERVIÇO | Est.Onde: 252, George St., Sydney, primeiro andarTel.: 61 (2) 9240-3000

Tem de tudo

Clique para ver em tela cheia.

PUBLICIDADE

Vizinho do The Grounds, o mercado Salt Meats Cheese vende os produtos de seu nome: sal, carne e queijo, além de muitos outros. O sal a granel tem mais de 10 versões, como as defumadas e aromatizadas. A seção de embutidos faz jus à família italiana que fundou o mercado e é repleta de salame, capocollo e pancetta. Uma câmara fria guarda 60 tipos de queijo, como muçarela feita ali mesmo. Há também massas e geleias de fabricação própria.

SERVIÇO | Salt Meats CheeseOnde: 41, Bourke Rd., AlexandriaTel.: 61 (2) 9690-2406

Esquina do mundo

Sydney é uma cidade de imigrantes. Para conhecer sua variedade de culturas, é só visitar Newtown, um subúrbio que se tornou polo cultural na cidade. Na King Street há restaurantes de todas essas colônias, especialmente asiáticas – coreanos, nepaleses, vietnamitas, chineses, tailandeses, japoneses e indianos. Prefere cozinha mediterrânea? Tem turcos, italianos e gregos.

O inglês é língua franca entre as etnias, mas ouvem-se muitos idiomas pelas ruas. Restaurantes disputam espaço com lojas moderninhas, livrarias, bares e cafés. Vale visitar também as ruas adjacentes, que mantêm a variedade de casas.

PUBLICIDADE

SERVIÇO | King Street Próxima à estação Newtown da Main Suburban Railway Line

 Foto:

É fácil saber que chegou à Cow and the Moon: basta ver a fila dobrando a esquina. São pessoas querendo provar o sorvete que venceu o Gelato World Tour 2014, concurso realizado em Rimini, na Itália. O sabor mandorla affogato, que venceu fabricantes do mundo inteiro, mistura o amargor do café a uma porção generosa de amêndoas e algumas pitadinhas de sal.

Cafés e quitutes também estão à venda, mas o sorvete é a estrela. Se conseguir, sente às mesinhas na parte externa para observar o movimento.

SERVIÇO | Cow and the MoonOnde: 181, Enmore Rd., SydneyTel.: 61 (2) 9557-4255

PUBLICIDADE

>>Veja a íntegra da edição do Paladar de 04/12/2014

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE