Paladar

Restaurantes e Bares

Restaurantes e Bares

Vicky Lau é a melhor chef mulher da Ásia

A premiação Asia’s 50 Best Restaurants Awards, organizada pelo William Reed Business Media, escolheu a chef chinesa Vicky Lau, de Hong Kong, a melhor chef mulher da Ásia. Lau tem 34 anos e já foi designer gráfica antes de ter se formado na Le Cordon Bleu de Bangkok. Em 2012, ela abriu o Tate Dining Room & Bar, em Hong Kong, casa que ela comanda até hoje e que ganhou uma estrela no Guia Michelin sob a administração da chef. O Tate Dining Room & Bar serve pratos inspirados na culinária francesa com influências asiáticas.

13 janeiro 2015 | 17:11 por redacaopaladar

De acordo com a premiação, “o talento da chef para artes visuais é refletido na apresentação imaculada [dos pratos], enquanto sua criatividade inata e a apreciação por alta gastronomia ficam evidentes nos menus degustação sazonais. Inspirados para criar ‘histórias comestíveis’, os menus da Lau surgem de um tema comum e consistem de elaborados pratos que aguçam a imaginação com seu imaginário rico e jogo intrigante de sabores e texturas”.

Vicky Lau no Tate Dining Room & Bar. FOTO: Reprodução/Facebook

A existência de um prêmio exclusivo para chefs mulheres também foi motivo de discussão nas publicações gastronômicas. Como as diferenças biológicas de gênero não alteram em nada o desempenho de um chef, como fazem no caso de alguns esportes de alta performance, a polêmica contestou a necessidade de um prêmio separado para as mulheres. Na última edição, Anthony Bourdain deixou claro o que pensa da premiação:

 

Em tradução livre, o tweet diz: “Por que – a essa altura – precisamos de uma designação especial para “Melhor Chef Mulher”? Como se elas fossem uma curiosidade?”

 

Ficou com água na boca?