Paladar

Receitas

Receitas

Niels Andreas|Divulgação
Niels Andreas|Divulgação

Barreado

Prato típico do litoral paranaese, o barreado é um ensopado de carne cozido em fogo muito baixo numa panela de barro lacrada com pirão de farinha para evitar que o vapor escape durante o cozimento

por Redação Paladar

Receita da chef Mara Salles, do restaurante Tordesilhas 

Preparo

1Forre o fundo do caldeirão de barro com as tiras de bacon. (use um caldeirão de aproximandamente 5 litros)
2Coloque uma camada da carne em cubos, um punhado de cebolinha e de salsinha, algumas lâminas de alho e polvilhe com o cominho. Repita essas camadas até colocar todos os ingredientes no caldeirão
3Bata no liquidificador os tomates com a água e o sal. Misture com o óleo e o vinagre e derrame sobre a carne. Finalize com as folhas de louro. 
4Tampe a panela,  lacre com a goma fomada pela mistura da farinha de mandioca com a água.    
5Cozinhe em chapa de ferro robusta sobre gás ou no fogão à lenha (nunca na chama direta) por 14 a 16 horas, em fogo mínimo. (Se a chapa mantiver calor mínimo e constante não haverá risco do seu líquido secar e nem de romper o lacre. Isso pode ser medido colocando-se a mão sobre a tampa do caldeirão. Se o calor for suportável por um minuto, o cozimento estará bem conduzido. Em nenhum momento pode haver redução de temperatura abaixo dessa percepção. Se, durante o cozimento, houver escape de ar, faça as vedações nos buraquinhos com a cola de farinha).
6Para abrir, use uma faca de ponta fina, cortando o lacre na junção da tampa com o caldeirão, de forma a não destruir a crosta de farinha, mantendo assim a beleza do prato. 
7Para servir, faça um pirão, colocando, em prato de sopa, uma colher de farinha de mandioca fina e uma concha de barreado com bastante caldo. Ponha sobre o pirão um pouquinho mais de carne e a banana.

Ficou com água na boca?