Paladar

Receitas

Receitas

Daniel Teixeira|Estadão
Daniel Teixeira|Estadão

Batata-doce picante

Descubra novos sabores nessa deliciosa receita

por Patrícia Ferraz

Quando quiser tirar a batata da mesmice, experimente esta receita. Para começar, troque a batata comum pela doce. E asse-a em vez de fritar – vai ficar crocante e sequinha. Mas antes de levar ao forno, pincele azeite e passe nos temperos para fazer uma crosta. Siga a receita na primeira vez e depois, vá experimentando suas próprias combinações de especiarias e temperos favoritos. Mas mantenha sempre a dupla sal grosso e pimenta.

Preparo

1Lave e seque bem as batatas, descasque (se preferir, pode manter a casca). Corte as batatas em fatias verticais de espessura média.
2Preaqueça o forno a 180°C. Unte uma assadeira grande com azeite.
3Ponha o sal e os temperos num pilão (ou num moedor de grãos) e bata para moer. Despeje num prato raso.
4Pincele o azeite em cada fatia de batata e em seguida passe as fatias nos temperos moídos do prato. Ponha as batatas na assadeira untada.

DICA DA SOMMELIÈRE DANIELA BRAVIN

Tenho duas boas sugestões para combinar com estas batatas-doces picantes. Maccagno Roero Arneis DOCG 2012 (Piemonte, Itália) é um vinho leve, fino e elegante, que evoca maçãs maduras e frutas cítricas. Custa R$ 95, na Wine O’Clock. E Dona Paterna Alvarinho 2013 (Minho, Portugal). Também é elegante, mas fresco e mineral. Custa R$ 125, na Premium.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.