Paladar

Receitas

Receitas

Gui Galembeck|Divulgação
Gui Galembeck|Divulgação

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Berinjela da Luisa: com tomatinhos queimados, manjericão, ricota e dukkah

Receita de Gabriela Barretto, do livro "Como Cozinhar sua Preguiça"

por Patrícia Ferraz

O primeiro livro da chef brasileira Gabriela Barretto, dona do restaurante paulistano Chou, chama-se Como Cozinhar sua Preguiça. Sai pela Melhoramentos e também celebra legumes e verduras, porém sem deixar de lado carnes e peixes. 

Nova safra traz bons livros de receitas

Preparo 

Dukkah

1Numa assadeira, leve as amêndoas em pele ao forno em fogo médio, até ficarem crocantes. Depois de esfriarem, bata-as num processador com as sementes de coentro e erva-doce, sal e pimenta.

Berinjela

1Corte as berinjelas em cubos grandes e a cebola em meias rodelas finas. Descasque o alho e ponha tudo numa assadeira. Regue com azeite, tempere e ponha o louro. Asse em forno a 200°C por aproximadamente 40 minutos, mexendo às vezes para não grudar.
2Ponha os tomates-cereja em outra assadeira, tempere com sal, pimenta-do-reino, azeite e açúcar e leve ao forno até que os tomates estejam murchos (leva uns 20 minutos).
3Distribua em uma forma refratária a berinjela, a cebola e os tomates assados, a ricota e a mussarela de búfala despedaçada. 
4Leve ao forno só para derreter a mussarela. Tire do forno e, antes de servir, espalhe por cima as migas e um pouco do dukkah. 

Ficou com água na boca?

Ficou com água na boca?