Paladar

Receitas

Receitas

Como fazer feijão

Aprenda dicas da chefe Janaína Rueda, do Bar d a Dona Onça, para fazer um feijão delicioso

por Carla Peralva

Fazer feijão pode assustar. Panela de pressão, caldo ralo, feijão mal cozido… são muitos fatores que merecem atenção. Mas, calma, é fácil aprender. A chef Janaína Rueda, do Bar da Dona Onça, mostra o passo a passo de como fazer um dos principais pratos da mesa brasileira.

Feijão preto

Feijão preto Foto: Reprodução

Aqui vão três dicas da chef:

1Se você temperar o feijão apenas com alho (e não com cebola), ele dura mais congelado e na geladeira.
2Se quiser colocar bacon, paio ou alguma outra carne para temperar, coloque-a para cozinhar junto com o feijão, a água e as folhas de louro na panela de pressão.
3Se não tem prática com a panela de pressão, não mexa nela enquanto ela estiver liberando a pressão. Deixa-a descansar até parar de chiar.

Este é o segundo de uma série pensada para quem quer se iniciar na cozinha. Já ensinamos como fazer arroz. Amanhã, aprenda como fazer ovo frito.

Preparo

1Deixe o feijão de molho na água por duas horas.
2Passe o feijão e a água para a panela de pressão. Leve ao fogo e deixe cozinhar por 40 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a chiar.
3Depois deste tempo, retire a panela do fogo e deixe-a descansar, até que toda a pressão saia. Abra a panela com cuidado, e verifique se o feijão já está macio; caso contrário, volte a panela para o fogo e deixe cozinhar por mais 15 minutos, contando a partir do momento em que a panela começar a chiar. Reserve.
4Em uma panela média, coloque o azeite, adicione o alho e deixe refogar. Junte uma concha do feijão ao refogado, tempere com três pitadas de sal e amasse um pouco com a parte de trás da conha. Isso vai ajudar a engrossar o caldo.
5Volte o refogado para a panela e deixe ferver até que o caldo esteja no ponto de sua preferência.

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.