Paladar

Receitas

Receitas

Tadeu Brunelli|Estadão
Tadeu Brunelli|Estadão

Focaccia de mandioca com quiabo

Essa receita foi ensinada por Rafaelle Moscaccioli na aula "Focaccias brasileiras" durante o 9º Paladar Cozinha do Brasil

por Redação Paladar

Preparo

1Descasque, pique e cozinhe a mandioca no vapor. Passe por uma peneira.
2Peneire a farinha de trigo e o sal na tigela da batedeira. Acrescente o ovo, a água e o fermento e bata em uma batedeira com gancho, em baixa velocidade, por cinco minutos ou até que a massa fique hidrata e com certa elasticidade.
3Aumente a velocidade da batedeira e adicione a mandioca em quatro levas, alternando com o azeite. A mandioca e o azeite devem estar bem incorporados à massa antes de acrescentar mais porções. Ao final, a massa estará bem elástica e grudando um pouco nas paredes da tigela.
4Unte as mãos com azeite, divida a massa em quatro porções, dê o formato de uma bola e distribua em uma assadeira levemente untada. Cubra a assadeira com papel filme e deixe descansar de 10 a 15 minutos.
5Com as mãos, abra as bolinhas de massa as esticando até que elas adquiram uma forma retangular ou redonda, com uma espessura de 1 cm. Volte para a assadeira e cubra com papel filme. Descanse por até uma hora ou até a massa dobrar de volume.
6Preaqueça o forno a 200ºC. Corte o quiabo em rodelas e frite em uma frigideira. Distribua o quiabo por cima da focaccia, acrescente o queijo ralado e os tomates. Para que a massa ganhe um efeito irregular, você pode pressioná-la com as pontas dos dedos.
7Regue com azeite extravirgem e salpique com um pouco de flor de sal ou sal grosso levemente moído.
8Leve ao forno e asse por aproximadamente por 20 minutos ou até ficar bem dourada. Retire do forno, deixe esfriar um pouco e sirva.

 

Ficou com água na boca?