Continua após a publicidade

Colunas

Receitas testadas e selecionadas pela editora do 'Paladar'

EXCLUSIVO PARA ASSINANTES
Prato do Dia

Prato do Dia

Musse de camarão.Musse de camarão. Foto: Felipe Rau/Estadão
Por Patrícia Ferraz

Musse de camarão

A receita também pode ser feita com outros ingredientes

DificuladeMédio
Tempo de preparoReserve um tempinho
Rendimento1012 porções
Usar camarão grande cozido no vapor faz toda a diferença nesta musse. Nem tente fazer com camarãozinho pequeno, fica outra coisa. A base da receita está no livro 400g – Técnicas de Cozinha, de Betty Kovesi, Carlos Siffert, Carole Crema e Gabriela Martinoli. É uma fórmula básica para musses frias: 900 gramas de purê base (no caso, é o camarão cozido no vapor e batido no processador), 30g de gelatina (incolor), 240 ml de líquido (no caso, leite de coco) e mais 500 ml de agente aerador (claras em neve e/ou creme de leite – neste caso, o segundo). Com essa fórmula você pode fazer diferentes musses, basta respeitar a proporção e ir trocando os ingredientes – coração de alcachofra, salmão defumado, presunto, queijos, agrião…

Sommelière recomenda: 

Imagine um corte de Grenache Noir, Grenache Blanc, Roussanne e Cinsault produzido na Califórnia. Imaginou? Pois bem, essa é mistura do Vin Gris de Cigare 2009 do produtor Bonny Doon, um rosé frutado, bastante fresco e delicioso de beber que casará bem com a leveza desta musse de camarão, sugere a sommelière Daniela Bravin. Custa R$ 101,83, na Vinci (tel. 3130-4500 e vinci.com.br).

Ingredientes

  • 900g de camarões grande, cozidos no vapor
  • 30g de gelatina, hidratada
  • 240 ml de leite de coco
  • 500 ml de creme de leite fresco
  • Sal a gosto

Preparo

  • 1.Faça um purê com os camarões já cozidos, se precisar use um pouquinho de água. Junte o leite de coco e ajuste o sal. Misture a gelatina derretida até incorporar.
  • 2.Bata o creme de leite até formar chantilly.
  • 3.Misture o creme de leite batido ao purê. Despeje numa fôrma e leve à geladeira. Sirva fria.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.