Paladar

Receitas

Receitas

JF Diorio|Estadão
JF Diorio|Estadão

Penne com carne-seca e vinho

Deixe o preconceito de lado e experimente esta combinação nada tradicional na massa que você mais gosta

por Patricia Ferraz

Não torça o nariz para a combinação de carne-seca e vinho tinto – e resista à tentação de correr para pegar a garrafa de cachaça que, sem dúvida, vai bem com a carne. Este molho foi inspirado num prato do chef francês Pascal Valero, que provei anos atrás, quando ele assumiu o comando do restaurante Eau, do Grand Hyatt. Entre outros pratos, ele serviu um nhoque com carne-seca que ficou na minha memória: o molho escuro e brilhante, combinado com vinho tinto e carne-seca. Na primeira oportunidade, fui para a cozinha tentar copiar, seguindo a explicação que ele me deu rapidamente, ali, de pé, ao lado da mesa. Já nem me lembro das instruções, mas esse prato virou um clássico lá em casa. Compro carne-seca já dessalgada e cozida (confesso), mas não abro mão de fazer o caldo de carne.

Preparo

1Cozinhe a massa em abundante água fervente com sal.
2Refogue numa frigideira grande a cebola no azeite até dourar, adicione a carne-seca já cozida e desfiada, refogue por aproximadamente dois ou três minutos.
4Adicione o vinho, mexa bem para misturar e deixe evaporar. Desligue o fogo. Reserve.
5Derreta, numa panelinha à parte, a manteiga e junte a farinha, cozinhe, mexendo este roux por alguns minutos até começar a tomar cor. Aos poucos, adicione o caldo de carne, mexendo até fazer um creme.
6Ligue novamente a frigideira com a carne-seca, tempere com a pimenta calabresa, misture o molho de manteiga à carne, cozinhe por uns dois minutos. Verifique o sal.
7Escorra a massa, misture com o molho, salpique cebolinha francesa picada e sirva. 

 

PARA BEBER

O sommelier Gabriel Raele, do Bardega, sugere dois tintos de taninos suaves que não comprometem a suculência do prato, o argentino Urraca Família Langley Reserva (R$ 162 na Wine & Co), um corte de Cabernet Sauvignon, Malbec e Merlot de Mendoza, e o esloveno Gomila Delightful Cabernet e Merlot (R$ 79,90 na VinumDay).

 

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Estadão.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O Estadão poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os criterios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

Você pode digitar 600 caracteres.