Paladar

Receitas

Receitas

Peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola

Aprenda com a receita de Carlos Siffert, consultor da Casa Santa Luzia

por Redação Paladar

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola

Receita de peru com molho de jabuticaba, blackberry e acerola Foto: Roberto Seba|Estadão

Preparo

1Esfregue a superfície do peru com metade do limão e sal. Lave-o por fora e por dentro com água fria e seque bem.
2Misture alho, pimenta, sal, a outra metade do limão, cravo, salsão, cebola, alho-poró, o vinho e o balsâmico deixe o peru marinar na vinha d’alhos por 24 horas. Vire de vez em quando, mantendo a parte do peito por mais tempo na marinada. Escorra e seque de leve com pape. Reserve a marinada.
3Recheie o interior com a farofa de pão. Prenda a pele da ponta do peito com palito e amarre a ponta da coxa com barbante para o recheio não escapar.
4Tempere o peru com sal e pincele generosamente com a manteiga. Transfira o peru para uma assadeira grande e despeje a marinada em volta. Asse em forno médio por uma hora, descoberto, até dourar bem .
5Regue com a marinada e cubra com papel-alumínio, e deixe no forno por mais três horas ou até que as coxas liberem líquido transparente quando espetadas por um garfo (se for rosado, ainda estará cru). Use água quente ou vinho branco se precisar.
6Desligue o forno, transfira a ave para outra assadeira, e cubra-a com um novo papel-alumínio. Deixe no forno entreaberto.
7Passe o caldo da assadeira por uma peneira, apertando bem e reserve 1/2 xícara de chá dele para o preparo da farofa.
8Deixe reduzir a 2/3, retirando com uma concha a gordura da superfície. Junte as frutas amassadas com garfo e tempere a gosto.
9Cozinhe por mais meia hora em fogo baixo e peneire novamente, forçando para extrair o sumo. Se estiver líquido, volte ao fogo até engrossar um pouco.
10Fatie o peru e sirva com a farofa e as frutas inteiras. Sirva com o molho.

 

Ficou com água na boca?