Paladar

Receitas

Receitas

 
 

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Salada morna de abobrinha

Deliciosa receita que serve de antepasto, entrada e como prato único

por Patrícia Ferraz

Eis uma receita que serve de antepasto, entrada ou até como um prato único para um jantar despretensioso de fim de semana. Sirva a abobrinha quente – ela deve ser apenas rapidamente refogada, para que fique macia e firme; mas deixe o presunto frio, para que mantenha o sabor intacto. Leve à mesa os dois misturados, temperados com o molho e acompanhados de uma fatia de pão italiano levemente grelhado.

Preparo

1Lave e seque uma abobrinha grande. Corte-a ao meio; depois, corte cada metade também ao meio, mas no sentido do comprimento; vá repetindo os cortes, sempre no sentido de comprimento, até obter julianas (tiras fininhas). Reserve.
2Ponha o azeite numa frigideira, aqueça e refogue rapidamente a abobrinha – ela deve amolecer, mas permanecer firme e com a cor original. Tempere com uma pitada de sal. Reserve.
3Prepare um molho com 6 colheres (sopa) de azeite, 1 colher (sopa) de suco de limão-siciliano, 1/2 colher (chá) de mostarda de Dijon, sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto. Mexa bem para misturar e incorporar a mostarda e todos os outros ingredientes. Tempere a abobrinha com o molho e misture bem.
4Corte as fatias de presunto em palitos finos. Reserve.
5Aqueça uma frigideira do tipo grelha. Pincele um pouco de azeite, espere aquecer e ponha as fatias de pão italiano. Grelhe por dois ou três minutos, de um lado apenas, sem deixar torrar.
6Misture o presunto e a abobrinha, arrume cada porção de salada no prato de servir. Acompanhe cada uma delas com uma fatia de pão grelhado quente.
 

Dica da sommelière Daniela Bravin 

Para combinar com esta salada morna de abobrinha e presunto cru, escolhi dois deliciosos rosés da América do sul: o argentino Crios Rosé de Malbec, da vinícola Dominio del Plata (R$ 41, na Wine.com.br) e o uruguaio Alto de la Ballena rosé (R$ 49,80, na La Charbonnade). São dois vinhos frescos, de bom corpo e que vão muito bem com esse prato despretensioso, leve, e de pegada primaveril. Experimente.

Ficou com água na boca?