Paladar

Receitas

Receitas

FELIPE RAU
FELIPE RAU

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Sopa fria de pera

A receita é ideal para ser servida como entrada em épocas mais quentes

por Patrícia Ferraz

Esta sopa gelada, servida em copo, é uma simpática maneira de começar uma refeição num dia de calor. O único cuidado é prepará-la pelo menos duas horas antes de servir, para dar tempo de esfriar e gelar bem. Em temperatura ambiente, ela perde metade da graça. Depois dela, uma boa salada e uns frios ou uma carne fria completam o jantar de verão.

 

Preparo

1Descasque as peras, tire o miolo e fatie. Vá colocando os pedaços numa vasilha com água e suco de limão, para não escurecer.
2Coloque numa panela as cascas e os miolos das peras com o caldo de legumes e cozinhe por uns cinco minutos. Coe e despeje numa panela grande.
3Escorra as peras, ponha na panela com o caldo de legumes, o alho-poró, a batata e o gengibre. Espere ferver. Abaixe o fogo e cozinhe por mais uns 20 minutos até a batata e o alho-poró estarem macios.
4Bata no liquidificador. Para não respingar, ponha primeiro os ingredientes sólidos, bata, e depois junte o líquido quente. Espere esfriar e ponha na geladeira.
5Na hora de servir, junte a coalhada fresca, tempere com a noz-moscada, o sal e a pimenta-branca moída na hora. Sirva em copinhos ou xícaras.

Sommelière recomenda: 

Para acompanhar esta sopa de pera, a sommelière Daniela Bravin recomenda o L’Altérité do Domaine Des Maisons Brûlées (R$ 103,95, na loja virtual da Saint Vin Saint, saintvinsaint.com.br e 3846-0384). Esse simpático espumante do Vale do Loire, produzido a partir de Cabernet Sauvignon, é repleto de frescor, tem boca enxuta e delicioso creme.

Ficou com água na boca?

 

Ficou com água na boca?