Paladar

Receitas

Receitas

Fernando Sciarra|Estadão
Fernando Sciarra|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Torta rústica

Aprenda essa receita testada pela editora do Paladar, Patrícia Ferraz

por Heloisa Lupinacci

A Patrícia foi ao MAD, em Copenhague, e me deixou pôr aqui essa receita de torta rústica. Eu a vi pela primeira vez no Instagram da Rita Lobo. Fui ao Panelinha e achei duas receitas. Misturei as duas, pus mais alho, tirei o pimentão e cravejei de queijo de cabra.

Preparo

1Corte a berinjela em rodelas e mergulhe na água com sal. Corte a abobrinha e o alho-poró em rodelas, e os tomates, ao meio. Descasque o alho.
2Regue a berinjela com o azeite e leve ao forno (220°C) por 15 minutos. Coloque abobrinha, tomate, alho-poró e alho na mesma assadeira, misture e deixe mais 30 minutos. Vire na metade do tempo
3Corte a manteiga em cubos, misture com a farinha e o sal, usando os dedos, até que fique com cara de farofa. Acrescente o ovo, forme uma bola, embrulhe em papel-filme e leve à geladeira por 10 minutos.
4Abra a massa, usando um rolo de macarrão, sobre uma superfície enfarinhada. Coloque-a sobre a fôrma, ponha os vegetais no meio, enfie as bolinhas de queijo no meio e salpique alecrim e tomilho.
5Dobre a massa sobre o recheio (a ideia é deixar a parte de cima aberta) e leve ao forno (180°C) por 45 minutos, ou até que fique assada.

Dica da sommelière Daniela Bravin 

Recomendo um vinho branco de bom corpo, caso do Tabalí Chardonnay Reserva 2012 (R$ 57, World Wine). Para tintófilos, o Volandera (R$ 79, Dominio Cassis), espanhol da casta Garnacha. É fresco, leve e pode ser servido um pouco mais frio.

Ficou com água na boca?