Paladar

Receitas

Receitas

Pedro Moscalcoff|Estadão e Pedro Knoll|Estadão
Pedro Moscalcoff|Estadão e Pedro Knoll|Estadão

Prato do Dia

Patrícia Ferraz

Verrine de pera com chocolate e mascarpone

Aprenda essa deliciosa receita feita pela Patrícia Ferraz

por Patrícia Ferraz

A verrine é uma terrine montada num copo, ou verre, em francês. Pelo visual, parece difícil, né? Mas é puro truque de montagem. O grande segredo desta receita é a farofa doce – uma versão simplificada de uma receita que o confeiteiro Antonio Bachour, do St Regis Bal Harbour Hotel, em Miami, ensinou num curso na Universidade Anhembi Morumbi. Você pode fazer a farofa com antecedência e guardar num pote de vidro tampado. Dura uns 15 dias.

Preparo

1Descasque as peras e ponha numa panela com 1 xícara de vinho branco, 1 xícara de água e 2 colheres de açúcar (se quiser, use também uma fava de baunilha – abra no sentido vertical, raspe as sementes e ponha-as na panela com a fava). Cozinhe as peras até ficarem macias, mas firmes. Desligue o fogo e deixe descansar na calda por uns 15 minutos. Escorra e pique em cubinhos. Reserve.
2Numa vasilha, misture a farinha, o açúcar e a manteiga com as pontas dos dedos para fazer a farofa. Espalhe numa assadeira, sem apertar, e asse por 5 minutos, tire do forno, raspe com um garfo para fazer migalhas e volte ao forno até dourar. Deixe esfriar.
3Derreta o chocolate numa panelinha, com o leite. Reserve.
4Monte a sobremesa em copinhos de cachaça, intercalando uma colher de mascarpone, calda, as peras, farofa, chocolate, mais farofa, mais pera…

Dica da sommelière Daniela Bravin 

Chaume Coteaux du Layon 09 do Domaine des Deux Vallés (500 ml, R$ 79,44, Franco-Suissa, 5549-7599), Chenin Blan licoroso de agradável doçura e fresca acidez, ou o Falernia Late Harvest Moscatel/Sémillon 09 (500 ml, R$ 40.50, Premium Wines, 2574-8303).

Ficou com água na boca?

Ficou com água na boca?