Paladar

Cervejaria Nacional lança cerveja sem lúpulo

Cervejaria Nacional lança cerveja sem lúpulo

11 maio 2015 | 11:14 por Raphael Rodrigues

FOTO: Divulgação

A 2ª edição da cerveja Magrela na Cervejaria Nacional acontece hoje (11 de maio), uma gruitbier criada em parceria com o Bike and Beer Belgica, programa que leva os cervejeiros viajantes para conhecer as cervejarias da Bélgica de bike. A receita não leva lúpulo, que nela é substituído por uma seleção de ervas, flores, folhas e raízes, como erva doce, cravo, canela, pimenta do reino, coentro, louro, gengibre e noz moscada, além de aveia, trigo, cevada crua, mel e açúcar mascavo. Toda essa mistura ajuda a preservar a cerveja, além de garantir muitos aromas e sabores, neutralizando o dulçor e perfumando a bebida.

Hoje em dia, parece estranho uma cerveja sem adição de lúpulo, mas, durante o século 8, a utilização dessa mistura de ervas, chamada gruit, era muito comum em praticamente toda a Europa. Com o tempo, o uso do lúpulo foi gradualmente adotado, por conta da dificuldade em estabelecer as proporções corretas dos ingredientes.

A Magrela tem 0 IBU (Unidade de Amargor), por conta da ausência do lúpulo, 6,5% de teor alcoólico e uma cor dourada intensa. Foram produzidos 500 litros, que poderão ser degustados na Cervejaria Nacional em pints de 320 ml (R$ 18) e 550 ml (R$ 26) até terminarem. Como já é tradição, na noite do lançamento, a colaborativa será servida em sistema double, com horário estendido, das 17h às 0h. Quem pedir um pint de Magrela ganha o segundo!

Sobre o Bike and Beer 2015
Este ano, o evento vai acontecer entre os dias 8 e 15 de agosto, com o apoio cultural da Cervejaria Nacional e guiado pelo mestre cervejeiro da casa, Guilherme Hoffmann. De bike, os viajantes visitarão cervejarias na Bélgica, como a Cantillon, em Bruxelas, e a De Halve Maan, em Bruges. Além de microcervejarias e brewpubs, como a Domus, a Leuven, e a Pakhuis, na Antuérpia.
Serviço
Cervejaria Nacional
Endereço: Av. Pedroso de Morais, 604, Pinheiros
Telefone: 11 4305-9368
Horário de funcionamento: segunda a quarta-feira, das 17h às 0h, quinta–feira, das 12h às 0h, sextas e sábados, das 12h às 1h30

Tags:

Ficou com água na boca?