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Deborah Benetti – Coluna 08: DUM Cervejaria promove degustação em São Paulo

Deborah Benetti – Coluna 08: DUM Cervejaria promove degustação em São Paulo

01 outubro 2014 | 12:57 por Raphael Rodrigues

Novo texto da nossa colaboradora, Deborah Benetti.

Na última semana, o HbBeer, pub de Dayana Bialski (localizado em Alphaville), recebeu Murilo Foltran, sócio da cervejaria Dum, para uma saborosa degustação de quatro rótulos da marca: Jan Kubis, Grand Cru, Karel IV e Petroleum. O encontro contou com a presença de cervejeiros caseiros interessados em conhecer “la revolucion” produzida pela turma de Curitiba. Murilo apresentou toda a trajetória que ele e seus dois sócios, Júlio Amorim e Luiz Felipe percorreram desde 2005 em suas mais de 140 brassagens. Durante a degustação, foram reveladas algumas curiosidades para os fãs da DUM. Você confere agora:

FOTOS: Deborah Benetti/Arquivo Pessoal

Fachada do único pub de Alphaville com a maior carta de rótulos da região.
FOTO: Divulgação.

Murilo Foltran durante bate papo.

Jan Kubis
Durante a Segunda Guerra Mundial, a operação Anthropoid contou com o herói tcheco Jan Kubis. Lançado por paraquedas junto ao seu amigo Josef Gabcik, ele tinha a missão de assassinar Reinhard Heydrich, considerado o carniceiro de Praga. Inspirada nessa história, a cerveja Jan Kubis (5.3%) “tem o objetivo de combater as lagers sem graça do mercado brasileiro”. Uma curiosidade do rótulo é o desenho central da bomba artesanal que o herói acertou seu oponente durante o ataque, após o gatilho de sua arma falhar. No ano passado, a DUM ganhou o prêmio de melhor lager nacional com este rótulo.

Rótulo gerou curiosidade entre os participantes do evento.

Modelo de bomba caseira usada pelo herói Jan Kubis.
FOTO: http://www.pinterest.com/ultraseptyl/the-assassination-of-reinhard-heydrich/

Grand Cru
Sabe aquele quadro lendário do homem com uma maçã verde no rosto, pintado pelo artista René Magritte? Qualquer semelhança com o rótulo da Grand Cru (8.8%) não é mera coincidência. Como a receita produzida em 2012 leva laranja baia, o pessoal resolveu elaborar uma identidade que combinasse com a double witbier. E deu certo mesmo. Ganhou o 2° lugar do 1º Concurso Randy Moscher de Design de Rótulos, no Festival de Blumenau. A agência responsável pela arte é a D-Lab, com direção criativa de Daniel Mazer e Henrique Borges, e, dos designers Diego Martins e Makson Serpa.

Todos os presentes notaram sua presença na mesa de primeira.

Karel IV
Quando o reino da Boêmia vivia o seu auge do poder, era o filho mais velho de João I do Luxemburgo quem estava à frente de todo aquele prestígio. Seu nome? Carlos IV, mais conhecido como Karel IV. Rei dos romanos, ele fundiu a constituição do Sacro Império Romano-Germânico e, em seguida, a famosa Universidade de Praga – a primeira da Europa Central. O rei tcheco e imperador romano tem seu retrato estampado na nota azul 100 CZK. A cerveja Karel IV (8.4%) leva em sua garrafa a simulação de um rótulo de vinho com o símbolo da moeda checa.

O papel do rótulo lembra a textura de embalagens de grandes vinícolas.

Retrato do rei Karel IV
Detalhe no verso da nota tcheca: representação de um serviçal fazendo oferenda de cerveja ao ente superior.
FOTO: Oudevalutas

Petroleum
Quando os sócios da DUM decidiram produzir o comentado “Petroleum é nosso”, eles esperavam arrecadar por volta de 50 mil reais. Mas os cervejeiros tiveram muito interesse em saber: afinal, qual é dessa história de Petroleum DUM (12%) x Petroleum Wäls? O resultado foi animador, pois a arrecadação superou as expectativas. Foram R$ 68.000 doados para o longa-metragem previsto para o final de 2014. O roteiro é liderado por Fernando Mares, que promete no mínimo 70 minutos dividido entre arquivos pessoais e gravações exclusivas. E ao que tudo indica, os “dumnáticos” poderão assistir nas telas dos cinemas. Vamos aguardar!

A cerveja despertou muito interesse no mundo cervejeiro e acabou virando tema de filme.
Para quem ainda não viu o projeto da DUM cervejaria:

Cheers!

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