Paladar

Instituto da Cerveja lança curso para cervejeiros profissionais em parceria com a Universidade de Munique – Weihenstephan

Instituto da Cerveja lança curso para cervejeiros profissionais em parceria com a Universidade de Munique – Weihenstephan

05 fevereiro 2015 | 17:24 por Raphael Rodrigues

FOTO: Divulgação

O Instituto da Cerveja não para e anuncia uma grande novidade para o mercado nacional, uma parceria com a Universidade de Munique – Weihenstephan para um curso avançado de Tecnologia Cervejeira.
Com um total de 132 horas de duração e início no dia 17 de março, as inscrições estão abertas e contam com apenas 40 vagas.

A Universidade de Munique – Weihenstephan é a mais conceituada e tradicional universidade formadora de mestres cervejeiros do mundo. Este curso terá o aval da universidade bem como a presença de professores, como o doutor Martin Zarnkow. Para estas aulas haverá tradução simultânea.

A especialização se dirige a pessoas que queiram se profissionalizar e ingressar no mercado em cervejarias de pequeno, médio ou grande porte. As aulas teóricas e práticas envolverão, entre outros temas, matérias-primas, análise sensorial e Off-flavors; desenvolvimento de receitas; processos de fabricação do mosto, fermentação, legislação, qualidade e envase. Os alunos terão ainda a oportunidade de fabricarem sua própria cerveja em uma cervejaria de verdade.

Ministrarão as aulas professores do Instituto da Cerveja Brasil, Alfredo Ferreira e Kathia Zanatta, e convidados especiais como Frank Nohel, Marcus Dapper, Rubens Mattos, Guilherme Ceccon, Marcelo Barga, além de Martin Zarnkow. Haverá atividades no Instituto e visitas a renomadas cervejarias.

Veja uma pequena entrevista de Martin Zarnkow sobre glúten na cerveja, para o Simpósio da Beer and Health que aconteceu em 2014:

Ao final do curso, o aluno estará pronto para:
– Trabalhar nas diversas áreas de produção nas cervejarias;
– Auxiliar no desenvolvimento de receitas de cerveja de diferentes estilos;
– Ajudar na otimização de receitas influenciando em parâmetros de processo e matérias-primas visando melhorar a qualidade dos produtos;
– Auxiliar na otimização dos rendimentos dos processos fabris;
– Indicar melhores práticas de higienização nas cervejarias;
– Avaliar sensorialmente cervejas, identificar os principais defeitos sensoriais e propor avanços e melhorias;
– Conhecer parâmetros e especificações de qualidade de matérias-primas, insumos, processo e produto final.

Serviço
Início: 17 de Março
Aulas: terças e quintas-feiras, das 19 h às 23 h
Local: Instituto da Cerveja Brasil – Avenida das Carinás, 417 – Moema – São Paulo
Inscrições: info@institutodacerveja.com.br
Valor: R$ 3.600,00

Tags: