Paladar

Sim, nós temos lúpulo brasileiro!

Sim, nós temos lúpulo brasileiro!

03 março 2015 | 16:12 por Raphael Rodrigues

FOTOS: Raphael Rodrigues/All Beers

Temos que mudar nossos conceitos e o que aprendemos nos cursos de cerveja. Falar que no Brasil não existe lúpulo já é um pensamento atrasado. Sim, nós temos lúpulo no Brasil!
Lembra da história da Baden Baden 15 anos, com lúpulos brasileiros? Então, o All Beers foi no começo do ano até a cidade de São Bento do Sapucaí, perto de Campos de Jordão para conferir de perto essa variedade brasileira e como anda a produção de 2015.

O responsável pela primeira variedade de lúpulo no Brasil se chama Rodrigo Veraldi, no vídeo abaixo ele explica de forma cronológica como tudo aconteceu, projeto que já dura 9 anos e que teve sua primeira colheita em 2014.
A Brasil Kirin acreditou no projeto e se tornou parceira, lançando no ano passado a Baden Baden 15 anos, a primeira cerveja nacional com lúpulo brasileiro.

Rodrigo Veraldi

Segundo Rodrigo, a nossa primeira variedade apresenta uma característica mais aromática e os estudos continuam para o seu aperfeiçoamento, com ajuda de protocolos do Japão, via Brasil Kirin. Em 2015 teremos a segunda safra e fotos recentes mostram que o lúpulo brasileiro, ainda sem nome, está ganhando força e personalidade.

Fevereiro | 2015 – Foto por Rodrigo Veraldi

Fevereiro | 2015 – Foto por Rodrigo Veraldi

Veja a entrevista feita com Rodrigo Veraldi em sua propriedade.

Lúpulo Brasileiro from All Beers on Vimeo.

Tags:

Ficou com água na boca?